26 dezembro, 2019

NEVES, Dr. Pedro Alexandre Cardoso - LOTARIA NACIONAL. Subsídios para a sua História : 1783-1983. Por:... [Prefácio de António Branquinho de Amaral Pereira]. [Lisboa], Edição da Lotaria Nacional, [1984]. In-8.º (22,5 cm) de 133, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo monográfico sobre a histórica Lotaria Nacional.
Ilustrado ao longo do livro com tabelas, desenhos e fotogravuras - algumas em página inteira.
"Por Decreto de 18 de Novembro de 1783 a rainha D. Maria I outorgou a concessão de uma lotaria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Ficou a dever-se tal acto às incansáveis diligências do 2.º Duque de Lafões, D. João Carlos de Bragança, português notável que vivera vários anos em França onde, na corte de Luís XVI, colheu preciosos ensinamentos sobre Lotarias e a forma entusiástica como eram acolhidas pelo povo.
Estava criada, assim, a Lotaria Nacional Portuguesa, pois naquela se unificaram várias pequenas lotarias existentes."
(Excerto do Prefácio)
"O título desta obra - Lotaria Nacional Subsídios para a sua História 1783-1983 - não procura ser modesto. Fazer a história duma Instituição bicentenária, como é a Lotaria Nacional, requer uma interdisciplinariedade de áreas do saber como a economia, a sociologia, a psicologia social que só uma equipe de investigadores especializados pode fornecer.
Apesar do nosso objectivo primordial ser o estudo da Lotaria Nacional, não deixámos de fazer alusões às lotarias estrangeiras e às lotarias reais, sempre que tal se afigurou útil à compreensão geral da presente obra."
(Excerto de Introdução)
Índice: Prefácio. | Introdução. | I - Problemática do jogo e da Lotaria. II - Primórdios da Instituição. III - A crise das Lotarias no primeiro terço do século XIX. IV - Tentativas de reorganização das lotarias. V - A crise das lotarias nas últimas décadas do século XIX. VI - Reforma da Instituição. VII - Período de expansão. VIII - O pitoresco da lotaria. IX - Considerações finais. | Apêndice documental. | Bibliografia e referências documentais.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário