16 dezembro, 2019

DÈSORMEAUX, Dr. - O COITO E O AMOR. 2.ª Edição. Lisboa, Editor João Carneiro, Livraria do Povo : Silva & Carneiro, [191-]. In-8.º (16 cm) de 68 p. ; B. Bibliotheca Sexual, N.º 4
Interessante trabalho sobre o o amor carnal à luz dos conhecimentos da época.
"A causa primaria do amor reside no instincto da reproducção, instincto poderoso com que a natureza nos dotou para perpetuar-mos a sua obra, obrigando-nos a reparar os estragos da morte por uma continua transmissão da vida.
No homem em estado de completa selvageria esta paixão encontra-se quasi reduzida a uma necessidade physica; para o homem civilisado, é, porém, mais alguma coisa: representa um sentimento affectuoso que lhe augmenta as doçuras, prolongando-lhe indefinidamente a duração. [...]
Mais impressionavel e mais affectuosa que o homem, a mulher é, por isso mesmo, mais verdadeiramente amorosa; em amor, o homem empresta-se, a mulher da-se."
(Excerto do Cap. I, Causas do Amor)
Summario:
I - Causas do Amor. II - Appetite venereo. III - O desejo. IV - A copula. V - PosiçÕes do coito. Uniões sexuaes: 1.º Simpathia, gosto natural; 2.º União e amor ardente; 3.º Amor futuro; 4.º Amor artificial; 5.º União por transmissão; 6.º União interior; 7.º União enganadora. VI - Seducção, pudor e galanteria. VII - A doença do amor. Erectomania - Ciume.
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário