20 dezembro, 2019

[EPIFANIA, Fr. Manuel da] - NOVAS, // E // CURIOSAS REFLEXOENS // sobre os terremotos // DE LISBOA, // QUE FEZ // F. M. D. E. // LISBOA. // Na Officina de MIGUEL RODRIGUES // Impressor do Emin. S. Card. Patriarca. // Anno M. DCC. LVI. // Com as licenças necessarias. In-8.º (16 cm) de 37, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Obra curiosíssima, espécie de tentativa científica para explicar o terramoto de 1755, cuja autoria pertence a Fr. Manuel da Epifania, conhecido pregador franciscano. A BNP não refere esta obra que terá, pelo menos, dois frontispícios diferentes: uma versão com o nome do autor, e uma outra, a presente, parece-nos que não tão usual, mais "rudimentar", sem autor, com as iniciais "F. M. D. E.", ainda que publicada pelo mesmo impressor, no mesmo ano que a outra. Importa ainda salientar que esta última não inclui a Oração, por ter sido publicada assim, ou por se encontrar em falta.
"Observáraõ os Filosofos varios, e portentosos effeitos da natureza ficando ainda occultas muitas das suas causas. Sobre os movimentos da terra houve varias opinioens, que se espalháraõ pela soccessaõ dos seculos; mas ccomo os Filosofos antigos desconheceraõ a força do elaterio, naõ chegáraõ á sua verdadeira causa. Os modernos foraõ mais felizes nas suas meditaçoens; á força de muitas experiencias descobriraõ as leys do movimento. Na terra ha partes sulfureas, eleosas, ebituminosas, como se prova dos seus minerais; ha fogos subterraneos, os quaes se geraõ, seja porque o ar agitado nas subterraneas cavernas faz rotas as materias inflamaveis humas com outras, o qual movimento faz levantar chama, como acontece quando se esfrega hum pao de loureiro com outro; ou porque o Sol derramando os seus rayos até o centro pode gerar o incendio subterraneo. No terremoto do primeiro de Novembro, eu me represento que o Sol foi a concausa mais poderosa, por se observar mayor abalo nas terras mais proximas do Equador."
(Excerto da Reflexam I)
Fr. Manuel da Epifania (1712-1767). "Escritor, pregador e filósofo, natural de Coimbra, tendo professado na ordem franciscana no Convento de Alenquer e frequentado o Colégio Universitário de S. Boaventura em Coimbra. Espírito inconformista, ensinou teologia e filosofia no Convento de Mafra e exerceu o magistério do púlpito para que era dotado."
(Fonte: Catolicismo e sociedade na época moderna: o terramoto de 1755, Universidade Católica Portuguesa. Centro de Estudos de História Religiosa, 2.ª Série, Tomo XVIII, 2006)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Com interesse histórico e bibliográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário