12 dezembro, 2019

COSTA, E. A. Ramos da - IMPRESSÕES DE FRANÇA EM 1917-1918. Por... Major d'Artilharia a Pé. [Notas de serviços tecnicos coligidas em 1917-1918]. Lisboa, Composto e impresso na Tip. La Bécarre de Emilio de Moraes, 1919. In-4.º (23 cm) de 206 p. ; [13] f. il. ; [4] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo técnico sobre o material de guerra, instalações fabris e campos de treino, em França, durante a Grande Guerra.
Muito ilustrado ao longo do texto com desenhos, fotogravuras e tabelas, e em separado com 13 estampas e 4 desdobráveis, incluindo a planta de um campo de tiro. Na contracapa está impresso: O producto liquido da venda reverterá a favor dos mutilados de guerra.
"Tendo sido nomeado em Maio de 1917 para fazer parte das fôrças expedicionárias a França, tratei de obter das autoridades militares de Lisboa uma autorização para solicitar das entidades militares francesas e inglesas e necessária permissão para poder visitar os campos de tiro, parques de aviação, fábricas metalurgicas e de explosivos, oficinas de construção e reparação de automóveis, etc.
Não conseguindo essa autorização, resolvi solicitá-la às autoridades militares do C. E. P., após a minha chegada a França.
Foram igualmente baldados todos os esforços, tendo-me sido prometido durante seis dias que amanhã me entregariam uma carta de recomendação para solicitar superiormente essas visitas quando não fizesse falta ao serviço, condição esta que eu tinha antecipadamente indicado.
O maldito e eterno amanhã, micróbio daninho que corróe as nossas organizações e que é o falso escudo para muitas nulidades fazerem valer a sua pretensa intelectualidade, transpôz as fronteiras e chegou à zona de guerra em França! [...]
Casualmente encontrando-me numa cidade do Norte de França com um antigo condiscípulo, contei-lhe pormenorizadamente o que anteriormente deixo dito a traços largos... [...]
Imediatamente se ofereceu para me apresentar a um alto diplomata português que se encontrava, por motivo de guerra, nessa cidade.
Na realidade segui com êle para casa dêsse diplomata, que me recebeu com provas de deferência e gentileza que jámais esquecerei.
Comuniquei-lhe o fim da minha visita e aquele distinto diplomata e dedicado patriota, lovando-me pela minha iniciativa, entregou-me duas cartas, com as quais me dirigiria a um quartel-general francês e a um quartel-general inglês, pondo o seu automóvel à minha disposição.
Antevendo a realização do meu desejo, parti imediatamente, apenas obtida a necessária permissão do meu chefe, solicitada pelo telefone.
Chegado ao quartel-general francês, que me tinha sido indicado, apresentei a carta a um oficial do estado-maior. Decorridos minutos era recebido pelo general comandante dessa zona de guerra.
Exposta a minha pretensão e tendo para comigo e para a nossa arma palavras de apreciação e louvor, apresentou-me uma carta da França com a situação das fábricas, polígonos, arsenais, parques de aviação, etc., solicitando-me que indicasse quais os que preferia dêsses estabelecimentos.
Hesitando na resposta, respondi que muito agradecia uma autorização para poder visitar indistintamente todas as instalações que me fôsse possível, visto não poder nêsse momento precisar qual seria a zona em que iria prestar serviço com certa permanência.
Prontamente acedeu ao meu pedido, obtendo, passadas vinte e quatro horas, uma autorização superior para poder visitar todos os polígonos, parques, fábricas metalurgicas e de explosivos existentes na zona de guerra e em toda a França, e que estivessem sob superintendência dos ministérios da guerra e das munições.
Até que conseguia a realização do meu desejo para prestar um serviço ao meu país, sem gastar um ceitil ao Estado!
Parti para o quartel-general inglês, onde igualmente fui bem recebido, obtendo uma autorização com a qual podia visitar todas as fábricas que a Inglaterra estabeleceu em França e bem assim os parques de aviação e as oficinas de reparação de auto-viaturas."
(Excerto do preâmbulo)
Indice:
Campos de tiro d'Artilharia: Campo de tiro de Hoc; Campo de tiro de Herfleur; Campo de tiro de Villedieu. | Estabelecimentos fabris: Oficinas de artilharia do Havre; Grandes oficinas do Creusot; Jazigos de hulha; Minas de ferro; Acerarias; Fabrico de material de artilharia; Vias de comunicação e aparelhos de transporte; Aparelhos de verificação; Motores e transmissões; Assistencia e protecção aos operarios. | Fabrico de ácido piprico e tutol: Ácido piprico, origem e preparação; Tutol, origem e preparação; Sensibilidade; Força explosiva; Velocidade de detonação; Pressão dos gazes desenvolvidos na explosão; Quantidade de calôr desenvolvido na explosão. | Aeroplanos francezes e inglezes: Aviação militar antes e durante a guerra; Motores de aviões; Fórmas gerais dos aviões; Fim dos aviões na guerra; Caracteristicas dos aviões francezes; Caracteristicas dos aviões inglezes. | Camiões e tractôres: Inicio da tracção mecânica e automovel; Camiões e tractôres; Especialisação de auto-viaturas; Caterpillars; Tractôr Holt; Artilharia automovel; Combustiveis. | Wagons-platafórmas: Antes de 1914; Artilharia pesada franceza e alemã; Artilharia pesada nas primeiras operações; Constituição do material d'artilharia de grande potencia; Modêlos de wagons-platafórmas; Carregamento das peças de grande potencia. | Carros d'assalto e tanks: Suas origens e primitiva organisação; Primeiros modêlos de carros de assalto; Os carros d'assalto na ofensiva de 1917; Artilharia d'assalto dos grupos de exercitos; Novo emprêgo dos carros de assalto.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas oxidadas, com defeitos. Assinatura de posse vísivel na capa e f. rosto.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário