10 dezembro, 2019

VARELA, A. e GODINHO, D. - UM PANDIGO Á DIVINA : scena comica. Por... Aprovada pelo Conservatorio Real de Lisboa. Preço 80 réis. Lisboa, Typ. Lisbonense d'Aguiar Vianna, 1864. In-8.º (20,5 cm) de 8 p. (inc. capas). A Tribuna Theatral, N.º 17
1.ª edição.
Edição original desta curiosa peça cómica com um único personagem, de nome Barros, que para financiar o vício do jogo engana uma tia endinheirada provocando uma série de mal-entendidos bem ao gosto português.
"Desgraçado esturdio, que diabo de lembrança foi essa? Não sabes que até hoje ainda não podestes conservar um relogio por oito dias? Ah! minha pobre tia! quem tivera ainda neste momento as taes cinco libras! Se eu tinha um presentimento do que havia de succeder-me. Bem não queria eu ir a casa da tal menina que dá jogatina, mas tinha agrados taes o bilhetinho que me escreveu! Era d'aquelles de matar a gente. Porem foi valente asneira, eu que tenho sido por assim dizer um pai da vida, cair em tal rede! Eu que tão bem conheço o mundo, e principalmente as mulheres!... Se tenho levado na algibeira só metade do dinheiro ainda ficava com que me divertir, porém qual! se quiz fazer de lord: joguei mesmo como um estouvado! como um parvalhão; porém aquelle meninão ganhou-me tudo, sempre a voltar o reisinho... Ali parece-me que andou moca..."
(Excerto da peça)
A. J. Pereira Varela (?-1878). Romancista e dramaturgo português. Pouco se sabe a seu respeito, a não ser a paternidade de algumas obras que constam da base de dados da BNP, sobretudo pequenas comédias teatrais. Com alguma dimensão literária importa salientar o romance social em 2 vols Os miseraveis da aristocracia (1864), o "policial" Um processo-crime (1870) e o romance histórico Um episodio do reinado de Dom João V (1874).
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
A BNP dispõe de apenas dois exemplares da 2.ª edição.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário