28 dezembro, 2019

RIBEIRO, Margarida - MULHERES FUMADORAS. Por... Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia : na Faculdade de Ciências do Porto. Porto, Imprensa Portuguesa, 1969. In-4.º (23,5 cm) de 12 p. (231-241 pp.) ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Curioso estudo etnográfico, centrando-se sobretudo no Alentejo, onde nalgumas localidades o costume feminino de fumar ultrapassou convenções sociais.
Ilustrado no texto com 3 imagens: reprodução de uma conhecida aguarela de Alberto de Souza - Tia Teodósia; foto de mulher fumando cachimbo; desenho de cachimbo traçado sob diversas perspectivas.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa da autora.
"Em 1918, Alberto Souza fixou numa das suas aguarelas uma figura feminina da cidade de Évora, popularmente conhecida por «Tia Teodósia».
A atitude, o vestuário e todo o característico desta figura nos prendeu a atenção. Nela se encontram sintetizados ideais femininos que transcenderam os horizontes sociais da sua condição e época, mostrando, bem definidos, traços psicológicos que caracterizaram a humilde mulher do povo que, embora vítima do falar jocoso, enfrentou com indiferença e coragem consciente os preconceitos do seu meio e dos seus contemporâneos."
(Excerto do estudo)
Margarida Rosa Cassola Ribeiro (1911-2001). "Natural de Portalegre. Docente e investigadora multifacetada. Na sua obra perpassa um grande humanismo. Percorreu o país de lés a lés: da costa algarvia à raia mirandesa, do Alentejo à região saloia, passando pelo Ribatejo, Beiras, Açores. Deslocava-se das mais diversas formas: a pé, de bicicleta, de camioneta, de burro e às vezes, quando tinha dinheiro, alugava um táxi. Publicou alguns contos, crónicas, novelas, notas de viagem, biografias, crítica literária, participou em jogos florais e do seu punho saíram também belos poemas. Escreveu igualmente numerosos estudos de carácter científico que publicou em revistas de grande prestígio: Revista Lusitana, Revista de Portugal, Revista de Etnografia, O Arqueólogo Português, Ethnos, Ocidente, Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa. Foram imensas, portanto, as suas áreas de interesse e múltiplos os seus campos de investigação."
(Fonte: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852016000200016)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Ex-libris de João Affonso Côrte-Real.
Raro.
Com interesse antropológico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário