21 dezembro, 2019

FERREIRA, Engenheiro Raul Cesar - ESTALEIROS E ARSENAIS DE CONSTRUÇÃO NAVAL. Com um prefácio do comandante Abel Fontoura da Costa. [Pelo]... Diplomado pela «Regia Scuola Navale Superiore di Genova - Italia», Lente de Arquitectura Naval da Escola Naval de Lisboa. Lisboa, Papelaria, Livraria e Tipografia Fernandes & C.ª, Ld.ª, 1930. In-4.º (24 cm) de [8], 93, [3] p. ; [1] planta desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho sobre a indústria de construção e reparação naval.
Ilustrado ao longo do texto com desenhos esquemáticos, e em separado, com a planta de um Projecto de Estaleiro de Construção Naval (escala 1.500) assinado pelo autor (23,5x37 cm).
Livro duplamente valorizado pela assinatura do autor que certifica a tiragem, e pele sua dedicatória autógrafa ao "amigo e ilustre poeta Ruy Chianca" (1891-1931), conhecido escritor e dramaturgo português.
"Um navio, desde o seu início nos estaleiros, necessita sempre de beneficiações e, ás vezes, de concertos e e modificações que só nos arsenais podem ser convenientemente executadas. Daqui a necessidade do conhecimento desses estaleiros e arsenais, elemento basilar da cultura geral profissional do oficial de marinha.
O nosso camarada engenheiro Cesar Ferreira, professor da 6.ª cadeira da Escola Naval, condensou neste pequeno volume os elementos para bem se apreciarem todos os diferentes tipos de «Estaleiros e Arsenais de Construção Naval», desde os mais modestos aos mais importantes. [...]
«Estaleiros e Arsenais de Construção Naval» é tambem um optimo livro de consulta, a que o oficial de marinha sempre recorrerá com proveito; e, sob este aspecto, o seu interesse é ainda maior."
(Excerto do Prefácio)
Indice: Prefácio. | I - Carreiras de construção. II - Lançamento do navio. III - Docas sêcas. IV - Docas flutuantes. V - Planos inclinados. VI - Grades de marés. VII - Dar de carena. VIII - Os arsenais e estaleiros.
Exemplar brochado, maioritariamente por abrir, em bom estado de conservação. Capa apresenta pequena falha de papel no canto superior direito.
A BNP dá notícia desta obra, sem no entanto ter registo de qualquer exemplar no seu acervo.
Raro.
65€

Sem comentários:

Enviar um comentário