27 dezembro, 2019

CAMPOS, Tenente coronel Mário de - A LIÇÃO DOS MORTOS. Oração proferida na Escola Militar, no dia 9 de Março de 1921, em comemoração dos antigos alunos mortos pela Pátria na Grande Guerra (1914-1918). [Pelo]... Professor da Escola Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1921. In-8.º (22,5 cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"O recontro sangrento de La Lys, com o episódio épico de La Couture, representa na história da Grande Guerra o ponto culminante, aquele em que mais fulgiu a velha intrepidez do nosso sangue.
Êste, perece numa luta quási corpo a corpo na defesa da Red-House; aquele, perdido na extrema direita da segunda linha, resiste até à morte ao terrível envolvimento do inimigo; outro, procurando reùnir os seus homens num último esforço, é quási pulverizado por uma granada; outros, na esquerda da segunda linha do sector, quando a peleja atingia o máximo da intensidade, faz frente à morte, que o não poupa, com a serenidade e elevação dum herói antigo; outro, exemplo vivo de abnegação e de estoicismo, sempre presente onde o perigo era maior, em Laventie, no sector de Fauquissard, é fulminado, por fim, na jornada trágica de 9 de Abril; outro, aviador de raça, pairando audaciosamente em frente das linhas alemãs, despenha-se, ferido de morte, nas cercanias de Laon, onde o inimigo lhe não recusou sepultura condigna."
(Excerto da Oração)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e bibliográfico.
A BNP possui apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário