22 dezembro, 2019

POETAS DE COIMBRA : recolha de algumas poesias coimbrãs de meio século de vida académica, compiladas por Silvina e Celestino Gomes, que ali também fizeram seus estudos. [S.l.], Edição da Comissão Organizadora do Salão dos Estudantes de Coimbra, em Lisboa, na Casa das Beiras, 1939. In-8.º (20,5 cm) de 66, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Antologia poética sobre Coimbra e o seu ambiente estudantil. Versos de Eugénio de Castro, António Feijó, Manuel da Silva Gaio, António Nobre, Alberto de Oliveira, Camilo Pessanha, Teixeira de Pascoaes, D. Tomás de Noronha, Afonso Lopes Vieira, Mário Saa, Cabral do Nascimento, António Pedro, entre outros.

"Com a publicação dêste volume não tiveram os seus organizadores, nem a Comissão das «Festas de Coimbra em Lisboa», que de tal os incumbiu, a pretensão de realizar o justo e completo cancioneiro de Coimbra, a «meiga Dona dos choupos finos e das claras águas», «a da dôce païsagem», a «Coimbra sem par, flôr das cidades» no terno dizer dos Poetas.
Para melhor reacender o ténue fiosinho de lume sagrado que esmorece, propositadamente viemos até hoje, começando tão sòmente na mais antiga geração académica que ainda tem representantes vivos, quási onde termina o amoroso Cancioneiro de Afonso Lopes Vieira."
(Excerto do preâmbulo.)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário