04 outubro, 2018

SIMÕES, José Maria de Oliveira - TRABALHO DOS ADULTOS NA INDUSTRIA. Relatorio apresentado ao 2.º Congresso da Liga Nacional contra a Tuberculose. Pelo engenheiro... Lente da Escola do Exercito. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1906. In-4.º (22,5cm) de 56 p. ; E.
1.ª edição.
Importante e inovador trabalho sobre a industrialização nacional e as condições de vida do operariado.
"A evolução da industria fabril e extractiva que tamanho incremento adquiriu no ultimo seculo, resultou principalmente; dos progressos scientificos que criaram ou aperfeiçoaram as machinas motrizes ou operatorias; da applicação do principio economico da divisão do trabalho; e da adopção do regimen da livre concorrencia na producção e no commercio.
A legislação teve de acompanhar este grande movimento, que vai transformando profundamente as sociedades modernas.
Basta, para se reconhecer que se tem feito muito, relancear os olhos para o passado, comparando a situação do operariado actual com a dos artifices adstrictos ao trabalho corporativo; basta saber que a coalisão ou greve é hoje um direito dos operarios em muitos paises e que são letra morta em outros  as disposições dos codigos que a prohibem. [...]
As nações modernas, cedendo ás reclamações operarias ou receiando as suas imposições e indo adeante dellas, estão legislando sobre a salubridade e segurança das officinas, sobre o exercicio das industrias perigosas, sobre os direitos e deveres de assalariados e patrões, sobre os contractos e regimen do trabalho, sobre as instituições de previdencia ou de beneficiencia, etc. [...]
Só pela legislação se conseguirá suavisar as condições precarias em que vive a classe operaria.
O systema commodo do Laissez faire é anti-humanitario.
Todos os esforços devem convergir para a correcção das imperfeições das leis existentes e para lhes preencher as faltas principaes.
Neste proposito faremos um estudo muito summario da legislação operaria relativa aos adultos nos principaes paises industriaes; da legislação correspondente em Portugal, acrescentando-lhe por fim alguns alvitres com que porventura se contribua para attenuar entre nós parte dos inconvenientes conhecidos."
(Excerto da Introdução)
José Maria de Oliveira Simões (1857-1944). Natural de Leiria. "Após a frequência dos liceus de Leiria, Coimbra e Lisboa, ingressou na Escola do Exército, onde estudou Filosofia e fez o curso de Artilharia e Engenharia. Além do estatuto militar, seguiu uma carreira no ensino, como docente do Liceu em Lisboa e do Instituto Superior do Comércio, assim como na política, sendo deputado por Leiria em várias legislaturas. Foi ainda director geral do Comércio e Indústria e presidente da Associação dos Engenheiros Portugueses." Escreveu poesia, tendo-se distinguiudo sobretudo como ensaísta.
(Fonte: http://vcp.ul.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=122#leiria_12)
Encadernação inteira em sintético com ferros gravdos a seco e a ouro na pasta anterior. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário