23 outubro, 2018

FERNANDES, Vasco da Gama - ADVOCACIA. Claros-escuros duma profissão. (Conferência proferida no Instituto da Conferência da Ordem das Advogados, em Coimbra, na noite de 27 de Abril de 1957). [2.ª edição prefaciada pelo bastonário Doutor Pedro Pitta]. [S.l.], [s.n. - Comp. e imp. na Gráfica Santelmo, Lda., Lisboa], 1963. In-4.º (23,5cm) de 43, [1] p. ; B.
Conferência dedicada pelo autor ao "colega e amigo Manuel João da Palma Carlos, na viva e sentida homenagem às suas qualidades de advogado indomável e indomado".
"Caminho para o quarto de século da minha profissão. E ponho-me a recordar a hora em que atravessei a porta principal do velho pardieiro do Campo de Santana e, em plena rua, me senti licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa...
Atrás de mim, em anos bem difíceis e temerosos, ficara uma juventude que nunca se comprometera e que, num levante de pureza, procurara na luta contra a maioria dos mestres a melhor forma de fazer o Direito, já que o Direito, segundo Bernardino Machado, não é aquele que se escreve, mas sim que se pratica.
Ora eu sentira que o ensino do Direito no velho pardieiro do Campo de Santana negava, na sua essência, todas as veras conquistas romanas da legalidade e assistia, indignado e estupefacto, à série infinita de mistificações e desfeiteamentos que transformavam a velha loba do Lácio num podengo sem categoria, cansado, exausto, correndo atrás do dono na mira do osso compensador. E que osso!"
(Excerto da Conferência)
Vasco da Gama Fernandes (1908-1991). "Foi advogado e político. Destacou-se desde os tempos de estudante como opositor ao Estado Novo, tendo sido por diversas vezes preso pela polícia política. Na década de 30 adere à Aliança Republicana e Socialista (ARS), em 1943, ao Movimento de Unidade Nacional Antifascista e, dois anos mais tarde, é um dos fundadores do Movimento de Unidade Democrática (MUD). Em 1947 colabora na fundação do Partido Trabalhista e, em 1973, na do Partido Socialista (PS). Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, foi eleito Deputado pelo Partido Socialista (PS), Vice-Presidente da Assembleia Constituinte e, quando reeleito Deputado, foi o primeiro Presidente da Assembleia da República. Em 1979, demitiu-se do PS, aderindo depois à Frente Republicana e Socialista (FRS) e, mais tarde, funda o Partido Renovador Democrático (PRD). Por este partido, foi eleito Deputado nas eleições legislativas de 1985 e 1987."
(Fonte: https://www.parlamento.pt/VisitaParlamento/Paginas/BiogVascoGamaFernandes.aspx)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário