16 outubro, 2018

GARRETT, J.-B. de Almeida - DISCURSO DO SR. DEPUTADO PELA TERCEIRA..., NA DISCUSSÃO DA RESPOSTA AO DISCURSO DA COROA, pronunciado Na Sessão de 8 de Fevereiro de 1840. Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1840. In-8.º (20cm) de 35, [1] p. ; B.
1.ª edição.
"Este discurso, que ficou por muito tempo celebre sob a designação allusiva de Porto-Pyreu, e na opinião de um dos biographos do poeta (ou talvez na sua propria), o mais vigoroso e eloquente que até 1844 se havia pronunciado na tribuna portugueza. «Tem periodos que não envergonhariam a Demosthenes, ou a Cicero, e conceitos que os primeiros oradores de França e da Inglaterra folgariam de tomar por seus»."
(Inocêncio III, p. 315)
"A discussão vai larga e degenerada, ja principia a cansar a Camara, e ha muito que enfastiou a Nação. E comtudo, eu espero d'ella um grande fructo, uma utilidade immensa, inappreciavel, com que não só a Camara mas toda a Nação hade ganhar muito: - a próva indirecta, o testimunho irrefragavel, a convicção unanime de que não era este o modo, de que não era certamente este o stylo de discutir a resposta a um discurso da Coroa."
(Excerto do Discurso)
Exemplar em brochura, por abrir, em bom estado de conservação. Capas simples, cortadas no pé, mais curtas que os cadernos.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário