25 outubro, 2018

MEDICINA HOMŒOPATHICA. Compilada dos melhores praticos d'este systema, contendo, alem do calendario e tudo mais proprio d'um almanach, o elogio de Samuel Hahnemann, o immortal inventor da homœopathia, pelo dr. A. M. Rebello da Silva, um artigo sobre a utilidade d'esta medicina e o meio pratico, ao alcance de todos, de tratar um grande numero de doenças que infelizmente affectam a humanidade. Preço 240 réis. Lisboa, Typ. da Bibliotheca Universal de Lucas & Filho, [na capa, Bibliotheca Horas de Recreio], 1876. In-8.º (15 cm) de 120 p. ; E.
1.ª edição.
Curioso manual de homeopatia, medicina alternativa em voga na época da sua publicação, com um número crescente de adeptos, incluindo reputados médicos. Contém um largo conjunto de práticas alternativas para tratamento dos mais diversos padecimentos.
Inclui, em duas páginas, lista dos médicos, consultórios e farmácias homeopáticas de Lisboa e do Porto.
"Na immensa e indifinida evolução do entendimento applicado á natureza humana, Hippochrates preludiou Samuel Hahnemann; em muitos pontos das obras do venerando patriarcha da medicina official bebemos em cheio a sciencia homœopathica; os seus trabalhos testemunham um vasto entendimento, porém imperfeitamente difinido e accentuado; ha n'elles oscilações e por vezes a balança, onde a razão pondéra os factos, pende em sentidos oppostos. A homœopathia nasceu na inspirada razão do venerando auctor dos aphorismos; mas, similhantemente a todos os productos em sua infancia, accusa-se-nos sujeita á lei da instabilidade; decorreram 2500 annos e a grande ideia, a grande verdade encontrou sómente no prodigioso cerebro de Samuel Hahnemann o alento para se desenvolver, o molde para se formular e o genio para lhe assignalar e apontar o seu alto destino. As verdades são eternas, como a natureza, e para esta se formular e definir, servem-lhe de centros, reguladores e moderadores na sua existencia supremamente variada! A verdade muitas vezes occulta no immenso turbilhão dos phenomenos cosmicos, entrega-se aos espiritos avidos da verdadeira sciencia, sómente depois d'elles terem percorrido, domado e submettido as leis, o oceano da vida!"
(Excerto do Elogio, por A. M. Rebelo da Silva)
Encadernação coeva em meia de pele com dourados na lombada. Conserva a capa frontal.
Exemplar em bom estado de conservação. Pastas apresentam "esfoladelas" nos cantos. Páginas algo oxidadas.
Antes da introdução, o editor incluiu uma observação onde remete para a página 121 o nome das doenças por ordem alfabética. O livro não contém essa página - não foi encadernada com as restantes, ou nunca terá chegado a existir.
Raro.
Sem registo na BNP, e sem notícia de qualquer outra fonte bibliográfica.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário