21 outubro, 2018

HYMNO DO ENTERRO DO GRAU. Letra de Gomes da Silva (Quartanista de Direito). Música para piano de Henrique L. Doria Homem Côrte-Real. [S.l.], [s.n.], [1905?]. In-4.º (27cm) de 4 p.
1.ª edição.
Folheto raro e muito curioso, impresso no início do século passado, com interesse histórico para a bibliografia académica coimbrã. Consta da letra e da partitura musical compostas para o Hino do Grau.
O "Enterro do Grau", era uma tradição académica sobre a extinção do grau de bacharel, tendo especial relevância no cerimonial a participação do aluno e do lente mais antigo presente.
"O grau de bacharel era um título científico conferido solenemente pela universidade, até 1905, obtida a aprovação no penúltimo ano (em Direito, concluído o 4.º ano), e até 1910, depois da aprovação no exame de todas as cadeiras do curso." (Alberto de Sousa Lamy - A Academia de Coimbra)
Segundo Rodrigues Costa (blog A' Cerca de Coimbra), "a Tradição Académica encontra-se associada a diversas celebrações que pontuam o calendário estudantil. Em Coimbra, as primeiras manifestações deste tipo remontam aos festejos do centenário da sebenta, aos que marcavam o início e o fim das aulas, aos do enterro do grau, etc.".

"Requiesce in pace,
Nas sempiternas alturas,
Velho Cabo Tormentoso
Das antigas formaturas.

Cáia o pranto derradeiro
Na sepultura do Grau.
Morreu mais triste e secco
Do que um secco bacalhau.

Requiesce in pace,
Nas sempiternas alturas, etc...."

(Excerto do Hino)

Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Peça de colecção.
Sem registo na BNP, ou em qualquer outra fonte bibliográfica.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário