18 outubro, 2018

MATOS, João Xavier de - RIMAS // DE // JOÃO XAVIER // DE MATOS // ENTRE OS PASTORES // DA ARCADIA PORTUENSE // ALBANO ERITHREO // DEDICADAS Á MEMORIA // DO GRANDE // LUIZ DE CAMÕES // PRINCIPE // DOS POETAS PORTUGUEZES // DADAS Á LUZ // POR // CAETANO DE LIMA // E MELLO // PORTO // Na Officina de CLAMOPIN DURAND, // Groureau, e Companhia. Anno de 1773 // Com licença da Real Meza Censoria. In-8.º (16,5cm) de [6], 312, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Obra poética de João Xavier de Matos (1730/35-1789), pastor da Arcádia Portuense, agremiação "de vaga existência e escassa importância", fundada por dissidentes das Arcádias principais (Lusitana e Nova Arcádia), cujos principais intérpretes seriam, para além de Xavier de Matos, o abade de Jazente, Paulino António Cabral. A obra é composta por sonetos, odes, canções, éclogas e epístolas.
"Judicioso Leitor, as Poezias de João Xavier de Matos tão conhecidas, e estimadas dos nossos Portuguezes, são as que offereço neste pequeno volume á tua curiosidade: elle poderia ser maior, se fora vencivel o pouco apreço, que faz o Author das suas admiraveis composições, tanto em prejuizo dos que amão a bella simplicidade, e prézão mais os vestidos proprios da natureza, do que os adornos emprestados da Arte: Tu, que devo suppôr deste numero, não desaprovarás o trabalho, que tomei, para dar-te a ler em hhum só livro os Teocritos, os Lobos, e os Bernardes."
(Prologo)
Encadernação coeva inteira de carneira com dourados na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas cansadas com "esfoladelas". Algumas páginas apresentam letras preenchidas com tinta de cor vermelho ou azul, trabalho infantil, por certo.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário