05 outubro, 2018

SEABRA, Eurico de - A EGREJA E O ESTADO (insinuação e jurisdiccionalismo). Estudo historico e juridico do nosso systema de relações entre a Egreja e o Estado. Lisboa, Livraria Classica Editora, 1907. In-8.º (21cm) de [2], 107, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo histórico-jurídico sobre o relacionamento da Igreja com o Estado publicado pouco tempo antes do regicídio.
"A Egreja tem a sua consagração legal no paiz, encontrando a esphera d'acção em que se move, os seus principios, privilegios e regalias, uma amplitude fixa e demarcada nos diplomas juridicos que, consentaneos com o poder civil, estabelecem e regulam as normas de vida e consequentemente direito por que aquella se rege.
Considerada, pois, sob um aspecto associativo, semilhante instituição, longe de reflectir o caracter de estreita e apertada supremacia dos velhos regimens theocraticos, em que a acção civil dos cidadãos, como um simples instrumento de salvação eterna, a nada mais aspirava que á realisação do meio pratico e temporal de conducta da attinencia da vida espiritual do homem, a Egreja, apeada do antigo poderio, vê hoje amesquinhado o seu funccionalismo, tendo, logicamente, de encerrar e reduzir as leis porque se rege a dentro d'um principio de harmonica coordenação, em que flagrantemente se accentua a necessaria tendencia para o jurisdicccionalismo e supremacia do poder civil.
E nem d'outro modo poderia viver."
(Excerto da Introdução)
Eurico de Couto Nogueira Seabra (1871-1937). “Professor e 1.º oficial da Direcção-geral dos Negócios da Justiça, e escritor. Era natural do Porto, sendo filho de Júlio César Nogueira Seabra. Cursou a Universidade de Coimbra. É autor dos seguintes livros: A Igreja e o Estado, publicado no Porto, em 1907; este trabalho foi muito apreciado pela imprensa; Mulheres de Portugal; Historia sumária de Portugal; também publicadas no mesmo ano, no Porto; Tristes amores, peça em 1 acto, Porto, 1907; o seu livro Corografia Sumária foi aprovado em 28 de janeiro de 1911. Em 1912 escreveu o Ouro do Brasil, romance, que também a imprensa muito apreciou.”
(Fonte: http://www.arqnet.pt/dicionario/seabraeurico.html)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa fragilizada com defeitos e pequenas falhas de papel à cabeça. Notas marginais a lápis na primeira parte do livro.

Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário