19 outubro, 2018

A VIDA FEMININA - Revista quinzenal de educação artistica, intellectual, profissional, physica e domestica da mulher. Directora - Maria d'Eça de Mello. Propriedade da Empreza de "A Vida Feminina". ANNO I : Lisboa, 15 de Outubro de 1910 : NUMERO 1. In-fólio (30,5 cm) de 8 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Revista efémera, ilustrativa do papel reservado à mulher na época. Impressa em papel couché, com apurado sentido gráfico e estético. Cremos que, apenas este n.º 1 terá saído dos prelos. Curiosamente, foi publicado poucos dias após a revolução republicana, sendo talvez essa a causa principal para a sua curta vida.
Summario:
- A Vida Feminina, por C. d'Eça de Mello. - Lavores, illustrado. - Ao Correr da Penna. - Soneto, por Maria O'Neill. - Chronica Intima, illustrado, por Baroneza Luiza. - Russas e Americanas, illustrado. - Chronicas da Moda, illustrado. - Lições, photo-pintura.
"Não é este titulo bem suggestivo, e não segreda elle á leitora mil promessas de que a Revista, que hoje apparece pela primeira vez, só terá em mira proporcionar á mulher, rica ou pobre, habitando palacios, ou modestas moradias, conselhos para dar á vida toda a sua belleza?
Toda a mulher póde, e deve dar á sua casa o confortable - roubemos aos inglezes a sua expressão favorita - e a elegancia que a torne attrahente e hospitaleira.
É esse o seu papel nas sociedades modernas e todas temos a responsabilidade da alegria e felicidade d'aquelles que nos rodeiam seja qual fôr a condição da mulher, a graça, o arranjo, a artistica disposição dos moveis, emfim; tudo quanto depende do gosto, e seu apanagio.
As mulheres ricas podem, e devem, educar o seu espirito para não preferirem, por capricho ou indiferença objectos vulgares, pois animando a producção d'elles em detrimento desses que simples e baratos têem comtudo um cunho de arte, commetem uma falta contra a sua verdadeira missão e contra o gosto.
Aquellas a quem a fortuna não collocou de forma a poderem dar esse impulso á arte, cumprem da mesma forma a sua missão de cultoras do Bello quando dêem, a tudo quanto as rodeia, uma disposição sympathica."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Rara.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário