08 outubro, 2018

QUADROS, Fausto de - A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUE TEMOS... Extraído do n.º 17 (Dezembro 1980) da Revista Democracia e Liberdade. Lisboa, Instituto Democracia e Liberdade, [1980]. In-4.º (24,5cm) de 23, [1] p. ; B.
1.ª edição independente.
Curioso estudo sobre a Administração Pública portuguesa da década de 70 do século passado, no pós-25 de Abril. Trabalho que pretende, de acordo com Fausto Quadros, dar "uma ideia real e objectiva da imagem que o vulgo guarda da Administração Pública que temos, do que é e de como funciona".
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Procurei colocar-me na pele do cidadão comum deste País, que todos os dias tem de enfrentar e de defrontar essa máquina gigantesca que é a Administração Pública, que mais do que resolver os seus problemas tantas vezes os cria e os agrava, que mais do que velar pelo cumprimento da lei tantas vezes a ignora e a infringe, que mais do que se preocupar com a prossecução  do interesse colectivo tantas vezes se perde na satisfação exclusiva ou prioritária do interesse de um dado grupo social ou político. A minha tarefa não será fácil. As linhas que se seguem não vão ser simpáticas para algumas instituições e para alguns departamentos do Estado. Mas alguém tinha que desabafar o que vou narrar neste artigo, sobretudo quando finalmente temos um Governo com vontade política de moralizar e reformar a Administração Pública. Como é óbvio, não farei aqui referências pessoais. O que adiante relatarei será apenas o fruto do conhecimento, posso dizer profundo, que possuo do funcionamento da Administração Pública portuguesa, como resultado das minhas funções na Universidade e das minhas actividades de jurisconsulto e de advogado."
(Excerto do Cap. 1, A Administração Publica portuguesa, hoje)
Matérias:
1. A Administração Publica portuguesa, hoje: A) Organização Administrativa; B) Função Pública; C) A Administração Pública e os direitos e as liberdades dos cidadãos; D) Justiça administrativa. 2. Reforma Administrativa: as condições do seu êxito.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário