10 outubro, 2018

MONTEIRO, Henrique Pires - O TRIBUTO DE SANGUE. Por... Director da 16.ª secção : Vida Militar. Lisboa, Editor - Pedro Bordallo Pinheiro : Livraria Profissional, [1916?]. In-8.º (13,5cm) de 62, [2] p. ; B. Col. Os Livros do Povo, 9
1.ª edição.
"A República obrigando todos, efectivamente, ao serviço militar tirou-lhe o caracter odioso que revestia, deu-lhe o alcance social, que deve possuir. É necessário, que isto se afirme. É absolutamente indispensavel, que o mancêbo, vindo às fileiras, tenha a nitida compreensão do seu primeiro dever cívico."
(Excerto do Prefácio)
"As circunstâncias levam o nosso País para a guerra. A defeza do nosso território invadido pelos exércitos inimigos, e tanto valor como essa defeza, o cumprimento dos tratados, que a República Portuguesa tenha assinado ou a salvaguarda da nossa dignidade de Pátria independente e que exige o respeito dos outros Povos, obrigam o Govêrno a constituir o nosso exército de campanha e a equipar a nossa marinha de guerra, dando a ordem de mobilisação."
(Excerto de Aceitar e desempenhar as funções de posto...)
Índice:
I - A Pátria e os deveres cívicos. II - Horror à vida militar. III - Todos são militares. IV - Os municípios e o dever militar. V - Deveres militares.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário