28 outubro, 2018

ANTUNES, João - O OCULTISMO E A SCIENCIA CONTEMPORANEA. Notas, teorias, documentos e factos. Com uma carta-prefacio do Dr. Gerard Encausse. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, 1914. In-8.º (19cm) de 93, [3] p. ; B. Colecção "Psicologia Experimental", VII
1.ª edição.
Inclui em duas páginas o "Diagrama da constituição humana segundo os vários tradicionalismos herméticos".
"A colecção «Psicologia Experimental» tem por fim a vulgarização dos dados actuais das sciencias de observação no ramo momentoso da Psicologia. Vultos de primeira grandeza se têm notabilizado nestes estudos transcendentais e interessantes, William Crookes, Zoner, C. Flammarion, C. Lombroso, Aksakoff, Perty, Minot Savage, etc., lançando o seu contributo de luz sobre sobre uma fenomenologia obnubilada pelo mistério. A hipnologia e a magnetologia integraram nos seus limites, definidos á luz clara do experimentalismo, a grande maioria dos factos considerados hermetistas, por inexplicaveis. As sciencias denominadas ocultas começam a despir-se dos seus atavios misteriosos e a estudar-se em face do rigido positivismo da observação imediata e concreta."
(Excerto da nota do Editor)
"A Historia no seu evoluir secular através de mil gerações, objectivou o principio de que o homem é o asintota da Verdade. Caem os imperios e as raças numa derrocada fragosora e surgem as civilizações, de civilizações extintas e ele, o judeu errante do espaço, obsidiado pela eterna aspiração de palpar a razão intima e ultima das cousas aparece-nos como um caminheiro audaz empolgado de desilusões, sedento e faminto em busca daquela Verdade imanente e fugidia que não atingirá jamais. [...]
Uma das hipoteses mais interessantes que emergem deste complexo de conhecimentos indubitavelmente incompleto é se ha lados ignorados da Historia. A duvida tem um assentimento mental imediato. Os lados ignorados da Historia surgem a cada passo nos periodos contemporaneos com não hão de eles pulular nos periodos mais reconditos da Historia!
Ora um sistema filosofico que se oraganizou resultante da mise-en-science de todas as teorias, de todas as tradições, de todos os factos que se prendem por uma intensa afinidade ao transcendental e que assumiu o nome de Ocultismo, tenta apresentar criterios coordenativos e explicativos da filosofia da Historia. Não se poderá, dizer que seja um sistema simplesmente esporadico e isolado. A corrente demolidora do Enciclopedismo cedeu com uma certa passividade perante as teorias transcendentais e perante as tradições escatologicas. O problema do Transcendental existe,"
(Excerto de A hipotese hermetica)
Índice:
- [Nota do Editor acerca da Colecção]. - Carta-prefacio do Dr. Gerard Encausse. - Duas palavras. - A hipotese hermetica. - As teorias do Ocultismo. - A metafisica do ocultismo e o maravilhoso pré-scientifico. - A integração de certos dados hermeticos nas sciencias classicas. - De alguns fenomenos do Ocultismo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas com manchas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário