12 outubro, 2018

ALMEIDA (Visconde da Lapa), Manuel de - MEMORIA SOBRE O MODO DE FORMAR HUM PLANO DE STATISTICA DE PORTUGAL. (Impressa no Tomo V. das Memorias Economicas da Academia Real das Sciencias.). [S.l.], [s.n.], [1815?]. In-8.º (19,5cm) de 17, [3] p.
1.ª edição independente.
Importante exercício apresentado à Academia das Ciências, na Sessão de 25 de Janeiro de 1812. Publicado mais tarde, em 1815, no vol. V das Memórias Económicas da mesma Academia, viria a ser vertido, ponto por ponto (em número de 43) para opúsculo, em jeito de separata, com a alocução integral do Visconde da Lapa, Manuel de Almeida, entusiasta e principal patrocinador do método estatístico.
Inclui no final, distribuído por duas páginas, um esboço esquemático do plano estatístico para Portugal abrangendo todas as áreas relevantes.
Salvo melhor opinião, trata-se do primeiro trabalho que sobre este assunto se publicou entre nós.
"Sendo a Statistica a Sciencia que nos offerece principios para o calcular, elle he neste momento a que mais contemplação nos deve merecer: e sendo de summa difficuldade concluir huma Statistica perfeita, emprehendendo desde logo a de todas as Possessões vastas, e distantes, que constituem a Monarquia Portugueza; parece mais proprio principiar pela destes Reinos. São infinitos os erros, que os Estrangeiros nas suas Statisticas geraes publicão relativamente a Portugal, e são taes que atacando o credito de bem reputados Escritores, provão a sua ignorancia relativamente a este Paiz. Infelizmente idéas erradas, e supposições falsas são espalhadas, e repetidas por nomes respeitaveis; que innocentemente, e mal guiados manchão o credito da Nação, e denigrem o seu merecimento; e com grande prejuizo trabalhão por lhe diminuir o interesse, que elle tem grangeado, e sabido sustentar."
(§. VII)
"O conhecimento perfeito do Estado he o que essencialmente concorre, para que se aproveitem os recursos, e se descubrão, e fação renascer os que faltarem por descuido ou realmente, sendo então necessario cogitar nos meios de os supprir: e por tanto abrange este estudo huma infinidade de ramos, e dados certos, que só os Empregados do Estado podem franquear. A compilação de principios certos daquelles, cujas circumstancias lhes permittirem tão preciosas communicações, he o que poderá esperançar a Nação de ter huma Statistica perfeita, e completa."
(§. VIII)
Exemplar desencadernado em defeituoso estado de conservação. Manchado de humidade; com acentuado esboroado no canto inferior direito ao longo do livro, sem no entanto prejudicar a mancha tipográfica. Para restaurar.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário