27 outubro, 2018

CARDOSO, Dr. Julio - ENFERMAGEM DE CRIANÇAS. Lições feitas no Dispensario do Porto para Crianças Pobres, ás alunas do curso de 1929-1930. Porto, Edição do Dispensario do Porto para Crianças Pobres, 1930. In-8.º (19cm) de [8], 189, [3] p. ; [1] f. desd. ; B.
1.ª edição.
Com uma folha desdobrável, separada do texto, contendo um quadro com as principais doenças da época - Varicela, Rebeola, Sarampo, Trazerolho, Escarlatina, Varíola, Tifoide e Coqueluche -, incluindo os dias de incubação, os dias de doença durante os quais há erupção, a quarentena e o período de infecção.
"É certo que nas doenças dos filhos ninguem, como a mãe, pode desempenhar a função de enfermeira. Só ela sabe adivinhar a sua linguagem confusa, dar valor aos seus gestos, vencer os seus caprichos, ameigá-los, acalentá-los, adormecê-los. Mas para desempenhar o papel de enfermeira é preciso mais alguma coisa do que ser mãe carinhosa. É Preciso ter força, saude, inteligencia, aptidão, conhecimentos, boa vontade e serenidade de animo.
Não é só o muito amor, a muita amizade e a muita dedicação pelos filhos que pode fazer de uma mãe um precioso auxiliar do medico, o seu colaborador indispensavel na conquista da perdida saude do filho; é necessario tambem que ela saiba cumprir inteligentemente as ordens do medico, colher serenamente, durante a ausencia deste, os elementos indispensaveis de que ele carece para seguir, passo a passo, a marcha da doença e contra ela orientar convenientemente a luta; cercar o doente de todos os cuidados higienicos; numa palavra, colaborar com o medico e pôr nesta colaboração toda a sua boa vontade, todo o seu esforço, todo o seu carinho e todo o seu saber.
Este curso aproveitará a todas aquelas pessoas que desejem seguir a profissão de enfermeiras de crianças, porque, depois dele concluído, ficarão com uma boa soma de conhecimentos especiais e poderão substituir, numa doença grave e prolongada, a mãe que não possa, que não queira, ou que não saiba fazer a enfermagem do filho ou que, pelo excesso do seu amor, perturbe tudo, complique tudo a ponto de desorientar o medico com os seus gritos, as suas lagrimas, a sua falta de serenidade e até com a sua ignorancia. Uma criança doente precisa de ter junto de si uma enfermeira inteligente, instruída, solicita e dedicada."
(Excerto da Primeira lição)
Índice:
Primeira lição - Qualidades que deve ter uma enfermeira de crianças. Conhecimento das necessidades das crianças e modos praticos de vencer os seus caprichos e as suas teimosias. Algumas doenças dos pais que influem na saude dos filhos - a sífilis, o alcoolismo e a tuberculose. Segunda lição - Principios da higiene infantil: o quarto, o leito, o vestuario e o banho. Terceira lição - Alimentação da criança sã e doente. Alimentação ao seio e alimentação ao biberão. Quarta lição - Principios gerais de culinaria infantil. Quinta lição - Noções muito sumarias sobre a anatomia e fisiologia da criança. Sexta lição - A doença. Indicações gerais a preencher antes da chegada do medico. Conhecimento rapido dos principais sintomas das doenças. O choro e sua significação. Setima lição - A doença (continuação). Acidentes que acompanham com mais frequencia as doenças e modo de os remediar. Doenças agudas, cronicas e infecto-contagiosas. Cuidados especiais para cada classe de doenças e gerais para todas. Oitava lição - A doença (continuação). Como proceder á desinfecção depois duma doença contagiosa. Os agentes de infecção e modo de impedir que eles cheguem ao contacto das feridas. Nona lição - A doença (continuação). A lavagem das cavidades: boca, garganta, nariz, olhos, ouvidos, estomago e intestino. Decima lição - A doença (continuação). O valor da febre como sintoma de doença. O termometro. Como se toma a temperatura e como se faz um grafico. Decima primeira lição - A doença (continuação). Cuidados a ter com as feridas. Maneiras de executar um penso e elementos que entram na sua composição. Decima segunda lição - Os remedios. Como vencer a repugnancia das crianças em os tomar e os cuidados que exige a sua aplicação. Os remedios externos (cataplasmas, pomadas, compressas, banhos, etc.); os remedios internos (vermifugos, purgantes, vomitorios, tisanas, etc.). Decima terceira lição - Os remedios (continuação). Injecções hipodermicas, intra-musculares e intra-venosas. Decima quarta lição - Meio de remediar alguns pequenos acidentes. Decima quinta lição - As vacinas e os soros. Modo de aplicar umas e outros. - Conclusão.
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado de conservação. Capas manchadas.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário