20 outubro, 2018

HAMOND, Charles - A VOLTA AO MUNDO EM 16 HORAS : romance de aventuras. Versão livre de José Rosado. [Lisboa], Edição Romano Tôrres, [1944]. In-8.º (19 cm) de 102, [2] p. ; B. Colecção «Romance de Aventuras», N.º 171
1.ª edição.
Curioso romance de ficção científica nacional, publicado na popular Colecção Salgari da Romano Torres.
De acordo com a Biblioteca Nacional, o autor do livro é José Rosado, o "tradutor", que utiliza o pseudónimo Charles Hamond.
"Em plena «Broadway» - no coração de Nova-Iorque - no décimo-quinto andar dum dos seus edifícios, encontra-se instalado o «Clube dos Inventores» - uma das mais originais agremiações particulares de todo o mundo. Reúnem-se ali, tôdas as noites, os mais estranhos personagens da grande metrópole americana, divagando sôbre os temas mais extraordinários que possam despertar a curiosidade crescente do mundo científico.
Além dos trinta mil associados inscritos no «Clube dos Inventores», dos quais fazem parte as maiores sumidades da Engenharia mundial, contam-se ainda duas dezenas de milhares de sócios beneméritos.
Ao entrar nas salas daquela colectividade científica tem-se a impressão do contacto com um mundo diferente em que nos habituamos a viver, porque, ali, tudo é estranho e novo.
Começaremos por dizer que, no «Clube dos Inventores», não há criados; e, contudo, quem lá entra não deixa de ser atendido convenientemente, como se estivesse num dos melhores clubes mundanos.
Tudo - ou quási tudo - é automático.
Botões eléctricos espalhados por tôda a parte, ao receberem o contacto dos dedos, fazem accionar mil-e-um aparelhos das mais variadas configurações e que se prestam aos mais caprichosos serviços."
(Excerto do Cap. I, O Clube dos Inventores)
Índice:
I - O Clube dos Inventores. II - Um almôço original. III - O Lago Salgado. IV - O «Ponto de Exclamação». V - Rankin entra de novo em cena. VI - Um adiamento inesperado. VII - Depois da tempestade. VIII - A largada. IX - Onde aparece Rankin. X - A grande etapa. Epílogo duma grande aventura.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário