29 outubro, 2018

MONTEIRO, Rafael - ALGUNS MAREANTES DESCONHECIDOS DA TERRA DE SESIMBRA. (Comunicação apresentada ao Congresso Internacional de História dos Descobrimentos - Lisboa, 1960). Sesimbra, [Edição do Autor - Composto e impresso na Neogravura, Lda., Lisboa], 1962 [na capa, 1961]. In-4.º (25cm) de 37, [3] p. , [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa de Rafael Monteiro ao "Boletim da Descendência Portuguesa de Ex-Libris. 
Ilustrado com uma fotogravura do "Velho Arrais de Sesimbra", impressa sobre papel couché.
Edição de 300 exemplares não destinados à venda.
"Animou-nos, neste estudo, o desejo de, no ano da evocação do Infante, associar Sesimbra à obra daqueles que, como cantou o poeta, andaram mar inteiro / sem achar mar que bastasse! Infelizmente a memória deles não mereceu então (nem mereceu ainda!) ao Município de Sesimbra a glorificação que ajudasse a despertar a consciência da Terra e da Raça a que pertencemos, nos ensinasse a continuar."
(Excerto da introdução)
"Ao estudo objectivo da história - compilando datas, discutindo a hora de determinado acontecimento, corre paralelo o estudo subjectivo - montrando-nos as raízes últimas, profundas do caso histórico: tudo, afinal, quanto importa conhecer. Só assim poderemos encontrar a «linha de rumo» [...]
O que de Sesimbra conhecemos, o já conhecido, mostra-nos essa linha, a profanos oculta: «linha de fé, usando a terminologia singular e simbólica dos nossos navegadores.
Não há hoje sombra de dúvida de que o povo sesimbrense foi - muito antes da nacionalidade - povo de navegadores: homens fortes e livres, ùnicamente sujeitos a Deus - a quem serviam, e ao Mar - que submetiam. Desse povo nasceram os mareantes dos descobrimentos; deles descendem, sem quebra de linha varonil, os velhos «arraizes» de hoje - caso particular no agregado português, que em outras regiões encontra paralelo, mas não identidade."
(Excerto do preâmbulo)
Matérias:
- Preâmbulo. - Espaço e tempo. - Portugalidade. - Universalidade. - Mareantes do século XV. - Mareantes do século XVI. - Mareantes do século XVII. - Conclusão. - Anotações.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário