09 outubro, 2018

PINHEIRO, Bernardino - ARZILLA. Romance do seculo XV. Por... Coimbra, Imprensa da Universidade, 1862. In-8.º (18cm) de [4], 288, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Romance histórico ao gosto da época que retrata as lutas entre portugueses e marroquinos no 1.º ciclo de expansão nacional, dedicado à costa africana.
"Alterae um pouco os numeros que dividem os seculos; começae na historia patria o décimo quinto em 14 d'agosto de 1385, terminae o décimo sexto em 4 do mesmo mez de 1578; abri esse grandioso periodo em Aljubarrota, encerrae-o em Alcacer-Kibir, e tereis os dois mais variados e admiraveis seculos da vida de Portugal. Vereis um pequeno povo escalar a alta e escarpada montanha do poderia e da gloria; vel-o-heis chegar ao seu mais alto cume, ahi conservar-se por um momento em todo o fastigio do triumpho, começar depois a descer, cahir, sumir-se entre a chusma dos estados sem nomeada na historia."
(Excerto do Cap. I, Introdução)
"Era uma noite escura e triste do mez d'abril de 1471.
As ruas tortuosas e immundas da cidade de Lisboa eram então de mui perigoso trânsito, logo duas horas depois de se pôr o sol. Só as percorriam bandos armados de fidalgos mancebos, foliando desordenados, homens d'armas ou marinheiros, que sahiam embriagados das tabernas, e muitas vezes mesmo ladrões, que extorquiam a bolsa e algum retardado viandante. A policia real e a dos magistrados municipaes era quasi inteiramente nulla, e a sua pouca acção contrariada ainda pela pessima disposição das ruas, pelas trevas em que de noite jaziam, e pelo espirito brigoso dos homens do seculo. O mesmo ou peior acontecia em todas as cidades populosas na Europa. Não se estranhava pois.
N'aquella noite dois cavalleiros, seguidos por outro, que parecia criado, pela distancia respeitosa em que d'elles ia, desciam vagarosamente a encosta do Castello. Conhecia-se irem todos tres bem armados e bem montados pelo tinir e, de espaço a espaço, resplandecer das armas, e pelo passo certo, pesado e grave dos cavallos."
(Excerto do Cap. II, Empresa nocturna)
Bernardino Pereira Pinheiro (1837-1896). Foi um escritor e parlamentar do Partido Republicano durante o período de Monarquia Constitucional. Escreveu romances históricos. Participou na História de Portugal em 6 volumes publicada entre 1876 e 1877 juntamente com António Ennes, Manuel Pinheiro Chagas, Luciano Cordeiro, Eduardo Vidal e Gervásio Lobato. Emprestou ainda a sua colaboração a algumas revistas literárias, entre as quais A Renascença, onde ponticavam, entre outros, Guerra Junqueiro e Antero de Quental.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas apresentam desgaste nos cantos. Pequena mancha de humidade antiga à cabeça, visível nas primeiras folhas do livro.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário