02 maio, 2018

SOARES, Eduardo de Campos de Castro de Azevedo - SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA : 1833-1933. Seu estabelecimento. Presidentes e demais Juizes Conselheiros. Procuradores Geraes da Corôa e Fazenda (hoje da Republica). Secretarios - Directores Geraes. Por... Juiz Conselheiro do mesmo Tribunal. Do Instituto de Coimbra, da Associação dos Archeologos Portugueses, do Instituto Historico do Minho, etc. Vila do Conde, Edição do auctor : Comp. e imp. na Typ. do Reformatorio de Villa do Conde, MCMXXXIII [1933] (pub. 1938). In-4.º (27,5cm) de 169, [3] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história do Supremo Tribunal de Justiça, elaborado por ocasião do centenário da instituição.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Ministro da Justiça, Doutor Manuel Rodrigues Júnior (1889-1946), mais tarde "remodelado" por Salazar devido à publicação no jornal O Século, em 1938, de um texto a que deu o título “O homem que passou”, onde indirectamente criticava o ditador pela sua eternização no poder.
Livro ilustrado em separado com o retrato do Conselheiro José da Silva Carvalho, 1.º Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
"Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e trinta e tres aos vinte e tres dias do mez de setembro n'esta cidade de Lisboa e salla principal do Palacio sito no terceiro quarteirão da Praça do Commercio estando as portas abertas e francas ao publico e achando-se prezentes o Menistro e Secretario d'Estado dos Negocios da Fazenda interinamente Encarregado da Secretaria d'Estado dos Negocios Eclesiasticos e de Justiça, José da Silva Carvalho, e os Membros nomeados para o Supremo Tribunal de Justiça, Joaquim Antonio de Aguiar, por si e como Procurador de Joaquim Antonio de Magalhães, Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento, Manoel de Macedo Pereira Coutinho, [...], o dito Menistro e Secretario d'Estado aprezentou o Decreto e Carta Regia de quinze do prezente mez que desde já lhe conferem a prezidencia do Supremo Tribunal de Justiça, mostrando juntamente pelo Documento que ao diante vae transcripto, haver prestado juramento d'este Cargo perante o Menistro e Secretario d'Estado dos Negocios do Reino, Candido José Xavier, e logo o mesmo Menistro d'Estado Prezidente defferio juramento a cada um dos mencionados Conselheiros á vista dos decretos que aprezentarão de suas nomeações para o Supremo Tribunal de Justiça, o qual juramento foi por todos elles successivamente prestado..."
(Excerto do Auto de estabellecimento do Supremo Tribunal de Justiça...)
Eduardo de Campos e Castro de Azevedo Soares (Braga, 22 de Setembro de 1864 - Vila do Conde, 8 de Agosto de 1955). "Foi um Fidalgo da Casa Real, magistrado judicial, genealogista e historiador português. Era filho de Francisco de Campos de Azevedo Soares, 1.º Visconde de Carcavelos e 1.º Conde de Carcavelos, e de sua mulher Eusébia Luísa Leite de Castro. Casado em Angra do Heroísmo, a 28 de Maio de 1904, com Lídia Sieuve de Séguier Borges do Amaral e Campos (Angra do Heroísmo, 13 de Outubro de 1884 - Vila do Conde, Vila do Conde, 2 de Setembro de 1973). Obras publicadas: Nobiliário da Ilha Terceira (3 volumes), Braga, 1908 (2.ª edição por Fernando Machado C.ª Lda.ª, Porto, 1944-1950); Bibliografia nobiliárquica portuguesa (3 volumes), Braga, Edição do autor, 1916-1923; Supremo Tribunal de Justiça, Lisboa, 1933; Um bravo na Guerra Peninsular, 1942.Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, oxidadas, com pequenos defeitos.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário