01 maio, 2018

MONTEIRO, Quirino e VIEIRA, Melo - "GAMBÚSIOS" : Soldados da Grande Guerra. [Por]... Capitães de infantaria. Lisboa, Portugália Editora, 1919. In-8.º (19,5cm) de 199, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de episódios verídicos do conflito relatados pelos autores, membros do C. E. P., integrantes do Batalhão 15 na Flandres, França.
"Êste livro destina-se á população das Escolas e das Casernas. Foi escrito sem pretensões a fazer literatura, apenas se buscou mostrar o facto na sua simplicidade - aquela que tudo tem na vida - sem grinaldas de fantasia, que tornariam imprecisas a linhas de realidade.
Pelas circunstancias singulares em que as figuras e os actos nêle descritos foram conhecidos dos autores, jamais êles se apagarão da sua memoria. [...]
Os soldados do C. E. P. - os gambúsios,  como por lá lhes chamavam - merecem ser colocados bem alto para que todos os vejam e êste livro não foi feito senão para ser a mais humilde das pedras de alicerce dêsse monumento.
Que outros contem com a mesma verdade e maior brilho o que viram.
Que outros livros surjam.
Nós cumprimos a parte que nos toca narrando algumas coisas do 15, batalhão em que servimos, batalhão que amâmos com aquêle enternecimento com que todos, certamente, ficaram amando a unidade em que viveram essas grandes horas da Flandres e de que sem dúvida teem, como nós, figuras  e actos a apontar."
(Excerto do preâmbulo, Explicando)
Índice:
De Quirino Monteiro: - O primeiro morto. - Curiosidade heroica. - Uma ordenança. - Uma patrulha. - Um posto de escuta. - Um maqueiro. - Trabalhador obscuro. - O Cára-de-pau. - Sem dôno.
De Melo Vieira: - Os primeiros. - Um bravo. - Sem novidade. - O valador. - O sentinela. - Raid. - O Cesário. - O Relvas. - A máscara dos gáses.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada oxidadas com pequenos defeitos e falhas de papel.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário