14 maio, 2018

MACEDO, José Agostinho de – AS PATEADAS DE THEATRO INVESTIGADAS NA SUA ORIGEM; E CAUSASPor… LISBOA: Na Impressão Regia. Anno de 1812. Com Licença. In-8.º (15cm) de 132 p. ; E.
1.ª edição.
Apreciada edição original desta obra do desbragado padre planfetário, e uma das mais curiosas da sua extensa bibliografia.
“Illustre sombra, fizeste rir, e triunfaste. A mais grave Nação da Europa gemia opressa debaixo dos irrisorios Fantasmas de andante cavalaria; tu a salvaste, pintando-lhe hum fantastico cavaleiro. A minha Nação geme opressa debaixo do pezo imenso de parvoíces theatraes, com o teu exemplo eu a procuro salvar. Dedico-te este ensaio, talvez não inferior aos prodígios do teu engenho. Se nele não te igualo, por certo ha entre as minhas, e tuas circumstancias grande analogia. Tu morreste de fome em Sevilha, e eu…"
(Excerto da introdução, Á sombra de Cervantes)
Encadernação coeva inteira de pele com rótulo e ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas esfoladas, com falhas de pele nas extremidades da lombada. Assinatura de posse no verso da 2.ª folha e um ou outro escrito no texto; sinais de humidade transversais a toda a obra.
Raro.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário