15 maio, 2018

MARDEL, Coronel Eugénio - A "BRIGADA DO MINHO" NA FLANDRES (o 9 de Abril). Subsídios para a história da 44.ª Brigada do C. E. P. Com autorização do Ministério da Guerra. Lisboa, Serviços Gráficos do Exército, 1923. In-8.º (19cm) de 207, [1] p. ; [3] plantas desd. ; B.
1.ª edição.
Relatório do Coronel Eugénio Mardel, 2.º Comandante da 4.ª Brigada de Infantaria, redigido durante o seu cativeiro no Campo de Breesen. Trata-se de um dos mais importantes subsídios coevos publicados para a história da presença do Corpo Expedicionário Português em França, e a sua actuação na Batalha de La Lys, na Flandres, em 9 de Abril de 1918.
Ilustrado no texto e em separado com mapas, gráficos e plantas topográficas do cenário de guerra.
"Êste relatório foi elaborado no Campo de Prisioneiros de Breesen, sem auxílio de nenhum documento, além dos dados fornecidos por uns relatórios sumário dos Batalhões de Infantaria 3, 8 e 20, por recordações de factos passados e ainda informações colhidas de oficiais e praças, feridos e prisioneiros, por mim e pelo infatigável trabalhador, valente leal e dedicado amigo o Capitão de Infantaria, granadeiro da Brigada Agnelo João Taveira Moreira, que durante o cativeiro sempre me acompanhou, e que, no decorrer da Batalha em cumprimento de um dever militar se sacrificou, ficando gravemente ferido. Tendo sido conclüido em 16 de Dezembro de 1918, e por mim entregue ao Quartel General do C. E. P. em Roquetoire no dia 6 de Janeiro de 1919, ao então capitão do S. E. M. Sr. Álvaro Teles Ferreira de Passos, em serviço no referido Q. G., quando ali me apresentei de regresso da situação de «Prisioneiro de Guerra» na Alemanha."
(Introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário