28 maio, 2018

SILVEIRA, Joaquim José de Mendonça e - ARTE // VERSIFICATORIA // NA QUAL // SE ASSIGNAÕ AS REGRAS MAIS PRINCIPAES // PARA A COMPOSIÇAÕ // DOS VERSOS LATINOS; // ESCRITA // Por JOAQUIM JOSÉ DE MENDONÇA // E SILVEIRA. // [Gravura em madeira] // LISBOA. // Na Officina de MANOEL COELHO AMADO. // Anno clɔlɔccɩxxıı [1772]. // Com licença da Real Meza Censoria. In-8.º (14,5cm) de 87, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Rara edição original deste tratado de versificação redigido em duas partes (Livro Primeiro e Livro Segundo), que conheceria apenas mais duas impressões, ambas no século XIX, respectivamente, em 1843 e 1848. Sobre o autor pouco se sabe, a não ser que foi professor da Língua Latina no antigo Real Estabelecimento de Instrução do Bairro de Belém, e que esta terá sido a única obra que publicou.
Carimbo de posse no frontispício com escudo encimado por coroa ducal (armas imperceptíveis).
"A Inviolavel obrigaçaõ, em que me acho de instruir os meus Discipulos nas principaes regras da versificaçaõ Latina, he o motivo que me obrigou a escrever este breve Tratado, que agora publíco. Entre os varios Escritores, que trataraõ desta materia com mais, ou menos extensaõ, e que para este effeito consultei, naõ pude descobrir hum, que me parecesse proprio, e accõmodado á capacidade dos principiantes; ou por serem escritos em linguas incognitas a pessoas de pouca instrucçaõ, ou porque huns eraõ demasiadamente extensos, e outros se faziaõ infructuosos pela nimia brevidade. Assim resolvi aproveitar-me de todos, escolhendo os melhores preceitos, sem seguir servilmente a cada hum por si.
Neste breve Tratado fizemos toda a diligencia por comprehender tudo quanto nos pareceo necessario para dar para dar aos principiantes hum claro conhecimento desta utilissima Arte."
(Excerto do Prólogo)
Encadernação coeva inteira de carneira com dourados na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Trabalho de traça com pouca expressão junto da margem lateral, atingindo apenas as folhas de guarda e muito superficialmente a f. rosto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário