16 maio, 2018

BORDALO, Francisco Maria – EUGENIO : romance maritimo. Por... 2.ª edição. Lisboa, Typ. na rua dos Douradores, 1854. In-8.º (19cm) de 288 p. ; E.
Eugenio inaugurou o denominado "romance marítimo" em Portugal, género literário muito apreciado na segunda metade do século XIX. A presente edição foi a 1.ª publicada em Portugal, tendo sido publicada originalmente no Brasil alguns anos antes (1846).
Livro ilustrado com bonitas capitulares.
Este romance marítimo – primeiro do seu género que se escreveu em portuguez – foi impresso no Rio de Janeiro em 1846. Poucos exemplares d’essa edição vieram á Europa – felizmente, porque está recheada de erros typographicos, alem das faltas que revelam a precipitação com que foi escripto o livro. Eis as palavras com que terminámos o prefacio d’aquella primeira edição:
«Este romance, delineado nos mares de Africa, começado a executar em Lisboa, continuado no Rio da Prata, e concluido no Brasil, resentir-se-há, sem duvida, das calmas e borrascas entre as quaes foi architectado, e das sensações sob cuja influencia foi escripto em tão diferentes climas; não terá, talvez, unidade de acção nem de estylo, caracteres bem sustentados, grande invenção… mas, terá elle vida… sentimento?»
«Não somos nós o jury competente para o decidir.»
«Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 1846»
Hoje corrigimos, alterámos, emendámos, cortámos aqui, accrescentámos acolá… ficaria melhor o livro? Tambem não podemos decidir – o publico o julgará.
Lisboa, 25 de Novembro de 1853.”
(Introdução)
Francisco Maria Bordalo (1821-1861). "Capitão-tenente da Armada Portuguesa. Escritor e jornalista, foi o percursor do romance marítimo na nossa literatura. Amigo íntimo de Herculano, de Garrett e de outros intelectuais da época, deixou páginas de muito interesse para o conhecimento da vivência a bordo dos navios do seu tempo. Marinheiro aos 12 anos, estudou Matemáticas na Academia de Marinha. Como guarda-marinha fez numerosas viagens a partir de 1837. As suas impressões de viagens foram traduzidas pelo Times."
Bonita encadernação coeva inteira de carneira com rótulo carmim e dourados na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Falta f. anterrosto (?). Selo de posse no verso da f. de guarda.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário