06 maio, 2018

M. J. de B. L. - ARTE DE VIVER NA SOCIEDADE. Versão de... [Comprehendendo as regras a adoptar para Conversação - Pureza de linguagem - Faltas a evitar - Defeitos a corrigir - Usos do mundo - Conveniencias - Parte anecdotica, etc., etc.]. Lisboa, Composto e impresso na Imprensa de Manuel Lucas Torres, 1914. In-8.º (21,5cm) de 382, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso manual do "boas maneiras" para uma correcta convivência social.
Ilustrado com bonitas vinhetas tipográficas, representando as letras do abecedário, a encimar o início dos capítulos que compõem a obra.
"Lord Chesterfield, quando era ministro do rei d'Inglaterra, empregava uma parte do seu tempo em escrever a seu filho, rapaz ainda muito novo, sobre assumptos que a muita gente pareceriam demasiado pueris, mas que elle, homem de Estado e do mundo, considerava muito importantes.
Essas cartas eram cheias de preceitos sobre o modo d'um homem se apresentar e retira d'uma sala, de se assentar, de conduzir-se á mesa, nos espectaculos, nos passeios, nas egrejas, etc. Não esquecia as menores particularidades, até a conveniencia d'uma pessoa se assoar com frequencia, sem ruido, e com asseio. [...]
Seria uma empreza tão louca como ridicula querer traçar d'um modo absoluto a arte de agradar, (cousa que na prezente épocha se affecta desdenhar), por isso que essa qualidade melhor se adquire frequentando a boa sociedade que estudando-a nos livros. Seja-nos entretanto licito dar conselhos que possam servir de guia aos inexperientes. [...]
É esta a obra que emprehendemos, tratando de compendiar preceitos para vantagem d'aquelles que não disponham d'um guia para entrar na sociedade e que ignoram inteiramente a maneira de se apresentarem n'ella com vantagem. [...]
Finalmente, o que nos moveu a emprehender este trabalho foi o desejo de sêrmos uteis, indicando o modo d'um individuo se apresentar vantajosamente em todas as circunstancias da vida social, e pareceu-nos que um livro que contivesse algumas paginas sobre as régras da vida social e da conversação teria um bom acolhimento."
(Excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel; lombada apresenta pequena falha de papel na extremidade superior.
Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar da obra no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário