03 maio, 2018

REYS, Luis da Camara – VIDA POLITICA. Lisboa, [Edição do Autor] – Depositaria: Livraria Ferreira, 1913. In-8.º grd. (22,5cm) de [4], 272 p. ; B.
1.ª edição reunida em livro.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa de Câmara Reis a Inocêncio Camacho*.
*Inocêncio
Joaquim Camacho Rodrigues (1867-1943). "Republicano convicto, foi Deputado, Ministro, 41º Ministro das Finanças de Portugal a 18 de Outubro de 1920 e governador do Banco de Portugal de 2 de Abril de 1911 até 30 de Junho de 1936." Foi vítima de Alves dos Reis, numa das maiores fraudes da história da finança portuguesa.
                                ..........................
Câmara Reis assinou «Vida Política», uma série de fascículos políticos (17) publicados entre 12 de Ago. 1911 e Mar. 1913, e editados em livro em 1913.
“Quem assistiu ás primeiras horas da Republica Portugueza, nas ruas de Lisboa, ficou tendo desse dia uma vaga recordação de sonho, uma impressão fulgente, de alegria, de libertação, de fraternidade festiva. Correram dez mezes sobre a proclamação no novo regimen e já evocamos esse momento com saudade. Já nos parece bem longinquo esse passado d’hontem, com o seu prestigio de data histórica, de padrão glorioso para que eternamente volverão os olhos as gerações do porvir.”
(excerto do texto)
Luís da Câmara Reis (1885-1961). "Foi um intelectual e crítico literário português. Filho de terceirenses, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo leccionado em Lisboa no ensino liceal. Foi conferencista de grande elegância, realizou inúmeras palestras sobre cultura musical, pedagogia e crítica. Desenvolveu grande actividade como jornalista de primeira água, tendo escrito para diversos jornais.  Colaborou, desde a sua fundação com a Seara Nova - publicação que ocupou lugar primeiro e decisivo no panorama cultural de Portugal, à qual se encontram ligados os maiores nomes da Cultura Portuguesa do século XX -, de que foi director até à sua morte."  
Exemplar brochado em bom estado de conservação. 
Raro.
Com interesse histórico
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário