23 maio, 2018

GURUPY, J. P. - GALICULTURA. Ilustrações do autor. 2.ª edição. [Como se prepara o galo combatente para ganhar brigas]. Rio de Janeiro, [s.n. - Composto e impresso nas oficinas próprias da Editôra A Noite, Rio], 1956. In-8.º (19cm) de 85, [3] p. ; mto il. ; B.
Manual para preparação de galos de combate, "desporto" sem tradição em Portugal, cujos eventos apenas episodicamente têm lugar, e sempre de forma clandestina. Hoje em dia, por tudo o que envolve esta actividade - maus tratos infligidos aos animais e apostas ilegais -, na maioria dos países, incluindo Portugal e Brasil, esta prática é proibida.
Ilustrado com a fotografia do autor no início do livro, mapas de ginástica e de treinos, desenhos esquemáticos e inúmeras gravuras ao longo do texto de desenhos e fotografias dos animais.
"Quis reunir em um livro, com o nome "MANUAL DO GALISTA", os conhecimentos que adquiri em muitos anos de prática de galicultura. [...]
Bem sei que não há livro, por melhor que seja, que possa por si só, ensinar minuciosamente todos os segredos de uma profissão, mas, apesar disso, procurei ser o mais minucioso possível, valendo-me quase que exclusivamente da minha experiência e das minhas observações, feitas em muitos anos de prática de galicultura. [...]
Envidarei todos os meus esforços para, futuramente, melhorar êste livrinho, que é destinado aos amadores do másculo esporte galístico."
(Excerto da introdução)
Índice:
Introdução (1.ª edição). Prefácio (2.ª edição). Galos de briga do Distrito Federal. Padronização dos meus galos. Padrão Gurupy. Qualidades físicas. Preliminares da Treinagem. "Batida" de selecção (1.ª "Encorva"). "Batidas" de instrução de combate. Exercícios. Mapa de Ginástica. Mapa de Treinagem. Qualidades combativas. Ficha. As principais técnicas de briga. Golpes. Intervalos dos rounds ("Refrescos"). Tratamento após as "batidas" e brigas. Bico. Inspecção diária. Banhos e massagens. Banhos de sol. Palpebratomia. Tosa. Couraça. Corte das esporas. Exame físico de aptidão para a luta. Instalações. Gaiolas. Comedouros e bebedouros. Passeadouro. Tambor de "batidas". Pequenos parques. Banheiro de pós. Utensílios.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário