30 maio, 2018

PEREIRA, Rodrigo Alvares - A BATALHA DO LYS A 9 DE ABRIL DE 1918 E A ACÇÃO NOTAVEL DAS TROPAS PORTUGUÊSAS NA MESMA BATALHA. Palestra feita no Liceu Central de Antero de Quental no dia 9 de Abril de 1930, pelo capitão de Infantaria Rodrigo Alvares Pereira, Professor provisório do mesmo liceu. [S.l.], Edição do Autor [Composto e impresso na Secção de tipografia de Fernando d'Alcantara, Rgtda., Ponta Delgada], 1930. In-8.º (21cm) de 27, [3] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Conferência proferida em Ponta Delgada, no Liceu Antero de Quental, por ocasião do 12.º aniversário da batalha de La Lys. Álvares Pereira não limita a sua alocução à descrição pormenorizada da batalha; antes disso faz uma incursão histórica pela utilização das armas de fogo em conflitos, o emprego dos gazes asfixiantes e resume a preparação das tropas do C. E. P. antes do embarque para França.
Opúsculo ilustrado com a fotogravura de um esboço do sector português feito pelo autor para facilitar a exposição da sua palestra.
Tiragem de 300 exemplares só para ofertas. O presente, está dedicado pelo punho do autor ao "Ilustre Historiador Ex.mo Senhor Rocha Martins".
"Aos heroicos Combatentes da Grande Guerra, que, esquecidos de tudo e só lembrando o sacratissimo nome da Pátria, souberam, em solo extranho, escrever uma brilhante página, que em laminas impereciveis de bronze perpetuam o venerando nome português, mais uma vez aureolado em imortais nimbos de admiração, denodo e valentia."
(Dedicatória do autor)
"O C. E. P., achava-se muito desfalcado, tendo a sua 1.ª linha muito enfraquecida. Acrescia ainda o lamentavel facto de as nossas tropas permanecerem nas trincheiras há muito tempo, porque não se cumpria o dever de as substituir por tropas frescas.
Estes factos não eram desconhecidos do inimigo que planeou roper a linha de Bois Grenier a La Bassée, abrindo caminho até á costa, depois de enfraquecido o sector português com sucessivos ataques e bombardeamentos em Chapigny, Neuve Chapelle e por vezes em toda a frente portuguêsa.
O sector português compreendido entre o Canal de Aire e La Bassée e o curso canalisado do Lys ocupava uma planicie baixa, entrecortada de cursos de agua, valas e drenos e sujeita a inundações.
Dominado a Este pelas alturas de Helies - Aubers estava naturalmente indicado para um ataque inimigo não se prestando a uma ofensiva portuguêsa e para o defender estava apenas a 2.ª Divisão com 5 mêses de serviço de 1.ª linha, tempo durante o qual por 3 vezes foram rendidas as tropas inglêsas.
A 1.ª Divisão exausta por uma permanencia de 9 mêses na 1.ª linha retirára no dia 6 de Abril, a 2.ª Divisão devia retirar no dia 8."
(Excerto da conferência)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos e manchas.
Muito raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar no seu acervo.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário