07 maio, 2018

HURD, Archibald - OS ASSASSINATOS MARITIMOS. Por... Autor de "Command of the Sea", "Naval Efficiency", etc. Londres, Eyre and Spottiswoode, Limited. 1916. In-4.º (24,5cm) de [2], 32, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra de propaganda anti-alemã sobre os afundamentos de barcos de passageiros por submarinos da armada germânica no decorrer da 1.ª Guerra Mundial, com especial relevância para o naufrágio do «Lusitania», e o impacto e reacções de ambos os lados à tragédia.
Livro ilustrado com uma gravura tendo por título As crianças victimas do "Lusitania.", com a seguinte legenda: "Não desejamos a amizade dos americanos mas sim o respeito, e este vae o caso do 'Lusitania' alcancal-o melhor que uma centena de victorias sobre a terra." - O "Lokalanzeiger" de Berlim, 9 de Maio, 1915.
"Tudo ia bem durante a travessia do Atlantico, e já o vapor se approximava da costa irlandeza. Alguns dos passageiros tinham apenas acabado o seu lunch, e outros estavam ainda á meza nos grandes salões, quando o capitão, que se achava postado a bombordo na ponte inferior ouviu o grito: "Lá vem um torpedo, senhor!" Resolvido a preparar-se para o peior das contingencias, capitão Turner - marinheiro veterano de mais de trinta annos de experiencia - já tinha expedido ordens para cerrar os compartimentos e portinholas quanto fosse possivel, e os barcos salvavidas estavam prestes.
O vapor ia a dezoito milhas por hora. Fazia bom tempo, com mar calmo, quando se avistou o primeiro torpedo. Não havia sequer uma outra embarcação qualquer á vista; não se deu nenhuma intimação para parar, nem aviso qualquer. Ainda submerso, o submarino allemão expedia o torpedo, bem que o seu commandante sabia que isso significaria a morte de duas mil pessoas.
O grande navio foi alcançado ao estibordo entre a terceira e quarta chaminé; e um dos barcos salvavidas, no qual repousavam as esperanças dos que estavam a bordo, foi instantaneamente reduzido em estilhaços. Um grande rombo foi feito no casco do navio. Logo depois um segundo torpedo deu o seu golpe esmagador."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Contracapa apresenta pequena falha de papel.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário