11 maio, 2018

SANTOS, João Antonio Correia dos – SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA POLÍTICA E MILITAR DA REVOLUÇÃO DE 14 DE MAIO DE 1915. Por... Capitão de infantaria habilitado com o curso do Estado Maio e professor do Colégio Militar. Lisboa, Tipografia da Cooperativa Militar, 1915. In-4.º (23cm) de 245 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Importante contributo para a história da revolta de 14 de Maio de 1915, golpe de estado liderado por Álvaro de Castro e pelo general Sá Cardoso, que conduziu à deposição do governo presidido pelo general Pimenta de Castro e à reposição em vigor da Constituição Portuguesa de 1911. A sangrenta insurreição foi responsável por cerca de duas centenas de mortos e aproximadamente um milhar de feridos.
"Os factos que expomos, uns foram presenciados por nós, outros foram extraídos de relatórios dos comandantes das unidades e uma grande parte foi colhidas nas declarações feitas pelas figuras, que mais se salientaram no movimento insurrecional, que sem dúvida foi dos abalos mais violentos que regista a história. Parece-nos que toda a gente devia ter ficado com a impressão bem nítida de que a República está profundamente arreigada na alma popular e que perdem o tempo os que julgam poder derruba-la."
(Excerto do prefácio)
Encadernação cartonada, recente, com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário