30 abril, 2018

O ESCRIPTOR DA GRAÇA E DA BELLEZA. Camillo Homenageado. Comissão de homenagem posthuma ao fecundo romancista: José de Azevedo e Menezes, Presidente, Daniel Augusto dos Santos, Francisco Maria de Oliveira e Silva, José Roballo, Francisco Correia de Mesquita Guimarães, Thesoureiro, Dr. Nuno Simões, Secretario. Famalicão, Tipografia «Minerva» de Cruz, Sousa & Barbosa, L.ᵈᵃ, 1920 [capa, 1921]. In-8.º grd. (22,5cm) de LXIII, [1], 398, [2] p. ; [21] f. il. ; [2] f. desd. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante peça da bibliografia camiliana. Ilustrada no texto (em página inteira), e em separado com retratos (individuais e colectivos), desenhos, fotogravuras e plantas da casa de S. Miguel de Seide, fac-símiles de Camilo, etc.
Contém ainda reproduzido em fac-símile o Catalogo da preciosa livraria do eminente escriptor Camillo Castello Branco, incluindo a portada da obra.
Exemplar da tiragem não declarada de 100 exemplares, totalmente impressa sobre papel couché.
Indice: Summario; Relatorio; Grata Lembrança de Camillo; Carta de D. Pedro de Alcantara; Soneto de D. Pedro de Alcantara; Étude Graphologique; Minuta do Dr. Francisco Joaquim Fernandes; Autographos de Camillo e de D. Ana Placido, sob a rubrica «Via Dolosa», e titulos academicos e honorificos do grande escriptor; Autographos de Camillo: - 15 cartas e 2 bilhetes offerecidos pelo destinatario José de Azevedo e Menezes ao Museu-Camillo; Supplemento ao Catalogo; Catalogo das obras compradas á familia de Camillo Castello Branco, pela Commissão promotora da Homenagem; Supplemento ao Catalogo dos Livros comprados pela Commissão; Catalogo dos livros que o eminente escriptor vendeu em 1883; Relação dos Subscritores de Portugal e Brazil; Ao grande Mestre das Lettras Patrias; Homenagem do Seguro Nacional ao Grande Mestre das Lettras Patrias, Camillo Castello Branco;O Seguro da Casa de Camillo - A Acacia de Jorge, artigo de Severo Portella; Premio Fernando Brederode; Extracto da Acta da Commissão Executiva da Camara Municipal de Villa Nova de Famalicão, e nota final.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta desgaste no canto superior direito.
Raro.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário