25 abril, 2018

TEIXEIRA, J. S. - PAUL RICOEUR E A PROBLEMÁTICA DO MAL. Separata de Didaskalia : Vol. VII (1977). [S.l.], [s.n. - Composto e impresso nas oficinas da Gráfica de Coimbra, Coimbra], [1977]. In-4.º (24cm) de 87 p. (43-129 pp) ; B.
1.ª edição independente.
"Embora com as inevitáveis dificuldades - provenientes quer da complexidade do assunto, quer do tratamento envolvente que o Autor lhe confere, quer do carácter esparso e incompleto dos escritos sobre o tema em questão -, pretende este artigo apresentar dum modo bastante fiel o pensamento de Paul Ricoeur sobre o mal, que julgamos ser pouco conhecido do público de expressão portuguesa. O tema do mal, que se centra sobretudo nos dois volumes da «Filosofia da Vontade», de título genérico «Finitude et Culpabilité», é um tem privilegiado pera nele e a partir dele se tentar compreender e articular o projecto ainda não acabado de Riscoeur. Depois de algumas questões necessárias de carácter geral e metodológico, analisaremos em primeiro lugar o problema da falibilidade antropológica (a «porta» por onde o «mal entra no mundo») e, em segundo lugar, as questões suscitadas pelos símbolos e mitos do mal («lugar» da sua revelação enigmática). Aparecerão aqui e ali alguns acenos à esperança, à «saída do mal do mundo», aos contra-símbolos e anti-tipos do mal, problema este que, sem totalmente se poder desligar da Simbólica - e portanto da Empírica -, é remetido mais precisamente para uma Poética da Vontade."
(Preâmbulo)
Paul Ricœur (1913-2005). “Foi um dos grandes filósofos e pensadores franceses do período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. As suas obras mais importantes são: A filosofia da vontade (primeira parte: O voluntário e o involuntário, 1950; segunda parte: Finitude e culpa, 1960, em dois volumes: O homem falível e A simbólica do mal). O conflito das interpretações (1969); A metáfora viva (1975). Ricœur vê que o homem concreto é vontade falível e, portanto, capaz do mal. A antropologia de Ricœur delineia um homem frágil, "desproporcionado", sempre à beira do abismo entre o bem e o mal. A problemática da simbólica do mal leva Ricœur ao tema da linguagem, ou melhor, ao projeto da construção de uma grande filosofia da linguagem - projeto que assenta num trabalho sobre Freud: Da interpretação. Ensaio sobre Freud (1965)."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
A BNP possui apenas um exemplar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário