24 abril, 2018

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL. Categoria corrida (Fórmula 1) - CAMPEONATO DO MUNDO DE CONDUTORES : 22-23 Agosto [de 1959]. PROGRAMA. Preço 5.00. Organização do Automóvel Club de Portugal. [S.l.], [s.n.], [1959]. In-4.º (23 cm) de 45, [4] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Programa do II Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, o 1.º realizado em Lisboa, no Circuito de Monsanto, que não mais seria utilizado. A prova viria a ser ganha por Stirling Moss. O I Grande Prémio de Portugal foi realizado no Porto, um ano antes, em 1958, no circuito da Boavista, igualmente com vitória de Moss.
Livro  muito ilustrado com publicidade automobilística, e com uma vista aérea do Circuito de Monsanto (foto em 2 páginas).
"O Circuito de Monsanto era um circuito automóvel urbano com 5,440 km de extensão, localizado no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, Portugal. Tinha início na estrada de Queluz, passava pela auto-estrada do Estádio Nacional (actual A5), estrada do Alvito, estrada de Montes Claros (Alameda Keil do Amaral), estrada do Penedo e terminava na estrada dos Marcos. Anos disputados 3 - 1954; 1957; 1959 (1 oficial - 1959)"
(Fonte: Wikipédia)
"No magnífico Circuito de Monsanto - um dos mais belos no dizer dos corredores estrangeiros que nos têm visitado - Lisboa vai assistir, pela primeira vez, a uma corrida da Fórmula 1, que conta para o Campeonato Mundial de Condutores, e na qual tomarão parte os mais famosos volantes da actualidade. Grande acontecimento desportivo, de repercussão mundial - é organizado pelo Automóvel Club de Portugal que desde há muito vem realizando regularmente, em Lisboa, e no Porto, provas automobilísticas de excepcional interesse, e que proporcionam ao público do país o ensejo de ver em acção os mais categorizados volantes mundiais."
(Excerto da apresentação, Antes do sinal da partida...)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Em falta o quadro com a lista dos pilotos de F1 inscritos.
Raro.
Com interesse histórico para o automobilismo de competição nacional.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário