18 abril, 2018

CASTELLO BRANCO, Camillo - A DIFFAMAÇÃO DOS LIVREIROS SUCCESSORES DE ERNESTO CHARDRON. Porto, Imprensa Civilisação, 1886. In-8.º (22cm) de 32 p. ; E.
1.ª edição.
O producto liquido d'este opusculo é applicado a auxiliar as despezas do anno lectivo de um estudante pobre que frequenta a Universidade de Coimbra.
Livrinho publicado por Camilo, na sequência da polémica apreensão na tipografia da sua obra Boémia do espírito, por intervenção judicial da casa livreira Lugan & Genelioux.
"O aggravo que o snr. Eduardo da Costa Santos, editor e proprietario da Bohemia do espirito, levou para a 2.ª instancia está pendente da deliberação dos juizes.
Recusei-me algum tempo a escrever sobre semelhante assumpto, receando que a minha defeza fosse interpretada como pretensão estolida de explicar aos juizes a injustiça da apprehensão da obra impressa. Se eu me defendesse com tal intento, duvidaria da intelligencia dos magistrados e da solicitude do illustre advogado do snr. Costa Santos.
Resolvi, porém, escrever logo que li os articulados dos snrs. Lugan & Genelioux para a «acção ordinaria». Ahi sou injuriado, affrontado e calumniado com quanta audacia póde impulsionar a infamia. As aleivoseias são ahi formuladas n'um tom decisivo, sem ambiguidades, sem precauçoens, nem subtergugios; mas o aviltamento de quem as suggeriu e redigiu está na documentada e irrefutavel verdade com que as repulso. Os snrs. Lugan & Genelioux confiaram tão pouco na sua justiça que recorreram á detracção insultuosa, assacando-me antigas fraudes comerciaes com os meus editores para tornarem verosimeis as modernas.
Sordido expediente!"
(Advertencia)
Belíssima encadernação inteira de pele com ferragem gravada a seco e a ouro na pasta anterior. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
65€

Sem comentários:

Enviar um comentário