13 abril, 2018

PAIVA, Prof. Almeida - O MITRAÍSMO : notas historicas e criticas sobre o Deus persa e o Deus judeu. Prefaciado pelo Ex.ᵐᵒ Sr. Dr. Teófilo Braga. Lisboa, José dos Santos, 1916. In-8.º (19cm) de 174, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Estudo sobre o Mitraísmo - antiga religião de mistérios desenvolvida por volta do século II a.C. na região do Mediterrâneo Oriental -, a sua rivalidade com o Cristianismo e a influência que exerceu sobre este.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Prof. José Rebelo de Melo Cabral.
"Comprehenderá o publico a importancia e opportunidade de um estudo historico sobre este phenomeno tão remoto, que se passou ha millenios na consciencia humana? Este phenomeno ainda hoje se reflecte no mundo moderno e na civilisação europêa assimilado e syncretisado no Christianismo. Ambas essas religiões resultaram de uma granda epoca da cultura humana, que procurou estabelecer o sentido moral dos mytos religiosos liberto do sentido physico do Naturalismo védico e avéstico, elevando-se á expressão universalista da concepção divina.
O Mithraismo surgiu seculos antes do Christianismo, desenvolvendo-se em seitas philosophicas e e associações asceticas, popularisou-se no Occidente degenerando do seu espirito para o sentido physico dos symbolos, das imagens, das cerimonias impostas pela exterioridade cultural. O Christianismo, vindo mais tarde, por meio das vencidos e escravos das guerras romanas, começou logo pela materialisação das ideias religiosas do Mediador e da Encarnação, revocando a mente vlgar á subordinação dos Symbolos e dos Mythos já decahidos das Religiões polytheicas. Por esta regressão a uma inferioridade racional, incrustou-se nos meios culturaes mythracistas, a que se deveu o exito da sua propaganda.
Os Padres da Egreja, não podendo occultar as semelhanças entre o Mithraismo e o Christianismo e apagando a successão historica, proclamavam como um embuste do Diabo essas semelhanças ou contrafacções do Christianismo."
(Excerto do prefácio, O problema christologico)
Encadernação em sintético com ferragem gravada a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura frontal.
Exemplar em bom estado de conservação. Sem f. anterrosto.
Invulgar.
Com interesse histórico e religioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário