23 abril, 2018

PINA, José Pereira de - A RAIVA NO HOMEM. (Tése de Doutoramento). Coimbra, Tipografia Bizarro, 1925. In-8.º (22,5cm) de 47, [1] p. ; B.
1.ª edição.
"O número de doentes que tem recebido tratamento anti-rábico em Lisboa e no Pôrto, tem aumentado por uma forma tão assustadora, que os jornais se enchem de clamores diários pedindo providências.
Em 1912 são tratadas em Lisboa 1:664 pessoas. Em 1919 o número elevou-se a 3:879.
No Pôrto em 1912, 432 pessoas sofrem tratamento; em 1924, 2:009. [...]
Tão abundante número de casos de agressão por animais raivosos leva-nos a crer que na vida prática deparemos com indivíduos que, não tratados a tempo, sejam atacados de raiva, e por isso pensamos de utilidade divulgar a sua sintomatologia e seu diagnóstico."
(Excerto da introdução)
Matérias:
I . Sintomatologia da raiva no homem. - Período prodómico. - Período de excitação. a) Hidrofobia; b) Fotofobia e hiperacusía; c) Aerofobia; d) Espasmos; e) Tremores; f) Fúria; g) Modificações da temperatura; h) Modificações nas excreções; i) Modificações na inteligência; j) Período paralítico. - Evolução e duração da doença. - Raiva de forma paralítica. - Raiva de forma tranquila. - Acidentes devidos ao tratamento. - Raiva de laboratório. II. Diagnóstico da raiva no homem. 1) Hidrofobias não rábicas; 2) Delirium tremens; 3) Doença de Landry; 4) Mielites agudas; Acidentes sobrevindo em seguida ao tratamento anti-rábico.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta mancha de humidade ao longo da lombada e pequeno rasgão sem perda de papel.
Raro e muito curioso.
A BNP dispõe de apenas um exemplar no seu acervo.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário