20 abril, 2018

DIAS, Joaquim Prata - O JOGO DA GUERRA NA ALLEMANHA. Conferencia por... Capitão de infanteria da Rainha. Lisboa, Typ. da Cooperativa Militar, 1910. In-4.º (23cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição.
"O producto d'esta edição reverte em beneficio da Associação Philantropica dos Alumnos do Real Collegio Militar."
Curiosíssimo opúsculo. Conferência sobre o «Jogo da Guerra», jogo de estratégia militar para instrução da oficialidade, inventado na segunda década do século XIX por um oficial prussiano.
"O jogo da guerra é uma manobra de acção dupla realisada sobre a carta e que tem por fim, figurando-se o melhor possivel as tropas de dois partidos, collocar os officiaes em condições de terem de resolver de prompto os problemas communs que se apresentam na guerra, ignorando os projectos do aniversario.
Terminada a guerra da independencia, designação dada na Allemanha ás suas campanhas de 1813, o exercito d'aquella nação reconhecera a necessidade de olhar attentamente para a questão da instrucção militar. Foi n'essa epoca que o tenente prussiano von Reisswitz implantou o jogo da guerra, como maior succêsso.
Depois de um largo periodo de annos, em que se conservou com as suas primitivas regras minuciosas e complicadas, coarctada a liberdade de acção dos chefes dos partidos, e a sorte d'estes, em grande parte, entregues ao acaso, foi o jogo profundamente modificado em 1873-75 por Meckel, professor da Escola militar do Hannover, e em 1876 por Verdy du Vernois, o eminente general auctor dos Estudos de Guerra e de tantas outras obras militares, hoje classicas.
O jogo da guerra, preconisado tambem no nosso regulamento de campanha, está hoje implantado em differentes exercitos, que o consideram uma verdadeira escola de applicação e não um simples brinquedo theorico, como em França, n'outro tempo, pretenderam ridiculamente classifical-o.
Na Allemanha constitue a parte essencial do programma de instrucção do periodo de inverno, para os officiaes de todas as armas."
(Excerto da conferência)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas manchadas.
Raro.
Com interesse histórico e militar.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário