15 abril, 2018

CASTEL-BRANCO, João Bentes - ENSAIOS SOBRE O ESTUDO DA CRISE AGRICOLA E INVESTIGAÇÃO DAS SUAS CAUSAS. Por... Bacharel em Philosophia e Medicina, proprietario rural no concelho de Lagôa. Porto, Typographia da Empreza Litteraria e Typographica, 1889. In-8.º (21cm) de 343, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Importante subsídio para o estudo da crise agrícola que assolou o país no final do século XIX, e as consequências sociais daí resultantes.
"Do norte ao sul do paiz se ouvem queixar os lavradores da diminuição no valor dos generos agricolas, do augmento no preços dos salarios e dos encargos tributarios.
Nos ultimos vinte annos, temos assistido ao flagello dos campos, pelo desenvolvimento do oidium, pela morte de valiosos pomares de laranjas e soutos de castanheiros, pelas seccas e inundações, pelo progressivo desenvolvimento da phyloxera, etc.
Presenciamos a depreciação gradual dos principaes generos agricolas, taes como: trigo, azeite, gado, figo e uva, até metade e menos do seu valor; presentemente, estamos ameaçados, não só d'uma baixa mais sensivel dos mesmos generos, mas ainda nos que, até aqui, teem florescido. [...]
Sentindo o que nos vae por caza, desejando do coração o progresso do ppaiz e da classe em que nascemos, onde apesar de tudo nos conservaremos, resolvemos saltar por cima das conveniencias e dizer quanto sentimos sobre a crise e os seus remedios, tal como se nos afigura, dôa a quem doer, sem intuito, mas tambem sem receio de offender ninguem."
(Excerto da Introducção)
Índice:
Introducção. PRIMEIRA PARTE. Investigação da crise agricola: I - Selecção regressiva nas provincias. II - Producção e remuneração do trabalho na provincia. III - Estado das classes sociais. IV - Situação dos agricultores na sociedade. V - Situação actual da agricultura em relação a um periodo anterior. SEGUNDA PARTE. Causas da crise: VI - Leis da producção da terra. VII - Leis da producção humana. VIII - Alguns pontos de economia social. IX - Economia agricola. X - Influencia da vida agricola sobre o homem. XI - Consequencias sociaes. XII - Synthese.
João Bentes Castel-Branco (Lagoa, 21 de Setembro 1850 - 15 de Julho de 1940). “Foi um médico e escritor algarvio. Formou-se em filosofia e medicina e exerceu clínica em várias terras do Algarve. Estudou diversos métodos de cura, entre os quais os de Sebastian Kneipp (que estudou com o próprio). Em 1890 foi nomeado guarda-mor de Saúde em Lisboa, funções que desempenhou até 1918. Foi director do estabelecimento termal e concessionário das Caldas de Monchique, desde 1895 até 1920. Foi um fervoroso adepto do vegetarianismo e dos métodos de cura pela natureza. Escreveu diversos livros e colaborou em revistas como «O Vegetariano e A Saúde» e participou em vários congressos em Portugal e no estrangeiro. Também colaborou na «Revista de Turismo» iniciada em 1916. Obras: Estabelecimento thermal de Monchique (1885); Ensaios sobre o estudo da crise agricola e investigação das suas causas‎ (1889); O ideal portuguez (1890); Guia do colono para a Africa portugueza‎ (1891); A Cultura da Vida: Emprego dos Agentes Físicos em Medicina, Sociedade Vegetariana Editora, (1912)."
(Fonte: Wikipédia)
Encadernação cartonada com a lombada revestida de tecido. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Pastas com sinais de uso.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário