02 abril, 2018

NOGUEIRA, José - A ACÇÃO D'UM REVOLUCIONARIO. Na Revolução para a Republica e a defeza do Quartel dos Marinheiros. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso em A Polycommercial, Lisboa], 1911. In-8.º (21,5cm) de 8 p.
1.ª edição.
Relato de um carbonário, interveniente directo nos acontecimentos que conduziram à instauração da República, tendo feito parte da pequena guarnição que defendeu o Quartel de Alcântara. Trata-se da narrativa de José Nogueira, comerciante, que, com um grupo de civis assaltou o quartel de marinheiros em Alcântara, na noite de 3 para 4 de Outubro de 1910.
Folheto publicado pouco tempo após os referidos acontecimentos. Contém referências aos grupos carbonários "Andrade" e "Franklin Lamas".
"Desde longos annos que sou republicano e feito bastante propaganda a favor da causa da Republica. Sacrificando os meus interesses no meu meio de vida, commerciante, cheguei mesmo a dar muitas vezes alguns dissabores a minha familia.
Para a revolta de 28 de Janeiro estava prompto, e não só expuz a minha vida como toda a actividade e a minha propria familia, pois que fui convidado para ceder a minha casa para se fazer d'ella uma «praça de guerra» tendo que desalojar a minha familia que se foi abrigar aonde foram passar um mau bocado. D'ahi a pouco encontravam-se em minha casa um grupo de vinte e tantos paisanos, devidamente armados e municiados com armas diversas não faltando as bombas de dinamite."
(Excerto do texto)
Exemplar em bom estado de conservação. Pelo interesse e raridade a justificar encadernação.
Muito raro.
Com grande interesse histórico.
Peça de colecção.
Sem registo na BNP, ou em qualquer outra fonte bibliográfica.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário