08 abril, 2018

ANUÁRIO RADIOFÓNICO PORTUGUÊS : 1936. Organizado por João de Moraes Palmeiro (Chefe da Redacção de Radio Semanal). Com a assistência técnica de Manuel Antunes (Redactor técnico de Radio Semanal e técnico da Emissora Nacional). Lisboa, Edição de «Radio Semanal» : Suplemento de «O Jornal do Comércio e das Colónias», 1936. In-8.º (18,5cm) de 304 p. ; il. ; [1] f. boletim assinatura ; B.
1.ª edição.
Importante anuário sobre o panorama radiofónico nacional. Trata-se do volume I, de um total de três que se terão publicado até 1938.
Ilustrado com publicidade da época.
Valorizado pela dedicatória autógrafa de Morais Palmeiro a Acúrcio Pereira, conhecido jornalista e pai do actor Óscar Acúrcio.
"A ideia que presidiu à organização e publicação do Anuário Radiofónico Português para 1936, é uma natural resultante da acção desenvolvida durante mais de um ano pelo suplemento do diário mais antigo do país: «Rádio-Semanal».
Como através de muitas dezenas de números «Rádio-Semanal» o tem provado em absoluto, a iniciativa de «O Jornal do Comércio e Colónias» em dotar o meio português com um semanário de carácter radiofónico que servisse aos radiófilos e ao público em geral como seguro guia e orientador em face das dezenas e dezenas de emissões radiofónicas nacionais e estrangeiras que diàriamente se realizam, foi coroada de êxito e tem-lhe merecido por parte de todos os seus leitores, das entidades interessadas e até mesmo dos Poderes Constituídos a mais larga, carinhosa e lisonjeira aceitação. [...]
Ocorreu-nos por isso a ideia de juntar num volume de formato prático, todos os assuntos que mais vulgarmente interessam os rádio-ouvintes, formando, por assim dizer, um útil complemento a «Rádio-Semanal». O «Anuário» destina-se aos trezentos e sessenta e cinco dias do ano que acaba de entrar e, em conjunto com cada número de «Rádio-Semanal» deve formar um guia certo, oportuno e prático."
(Excerto do preâmbulo)
E
xemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário