26 abril, 2018

HASSEL, Sven - O REGIMENTO DA MORTE : romance. [Tradução de Maria Isabel Braga e Mário Braga]. Lisboa, Publicações Europa-América, 1963.
Capa de Joaquim Esteves.
1.ª edição portuguesa.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Acompanham o exemplar dois folhetos de propaganda: um bilhete-postal com remetente do antigo proprietário, que comunica o lançamento do livro e a presença do autor em Portugal para uma sessão de autógrafos; uma folha A4 dactilografada, reproduzida em stencil, com a apresentação pormenorizada da obra.
"Noventa por cento da presente história apoia-se em factos reais. Esta declaração de Sven Hassel a respeito do seu impressionante O Regimento da Morte sugere o que de intensamente vivido, de verdade arrancada à experiência sentida na própria carne, existe nesta obra esmagadora. [...] Na verdade, difícilmente se poderá encontrar, na bibliografia do género, um tão vibrante libelo contra a guerra. [...] De ascendência dinamarquesa e austríaca, Hassel, arrastado na engrenagem da guerra hitleriana, viu-se constrangido a servir no exército alemão e, após uma tentativa de evasão, foi enquadrado num regimento disciplinar que actuou na frente leste."
(excerto da apresentação)
Sven Hassel (1917-2012). Escritor dinamarquês. Autor de culto, assinou diversos best-sellers, sempre baseados nas suas experiências de combatente na Segunda Guerra Mundial.
O Regimento da Morte (1953) é o seu primeiro romance. Aclamado pela crítica na Europa e Estados Unidos, foi traduzido para 15 línguas. Serviu também de base para um argumento cinematográfico.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capa desgastada, com defeitos.
Invulgar e apreciado.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário