09 março, 2025

PIMENTA, Belisário -
A PROPÓSITO DA RETIRADA DE SOULT EM 1809
. Guimarães, Tip. Minerva Vimaranense, 1942. In-8.º (22x15 cm) de 31, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Importante contributo para a história das Invasões Francesas, publicado em separata da «Revista de Gvimarães», Fasc. 4 de 1941.
Ilustrado com duas estampas, sendo uma delas em página inteira.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Dr. Ferreira Martins.
"A retirada do exército de Soult para a Galiza, em Maio de 1809, teve, na sua última fase, aspectos impressionantes que não mereceram ainda a atenção devida por parte dos nossos historiadores da guerra peninsular. Em regra, os sucessos finais englobaram-se em ligeiro capítulo e classificaram-se como fuga apressada e desordenada perante a investida do exército anglo-luso. Possivelmente não se entrou em linha de conta com o terreno que as circunstâncias obrigaram os Franceses a atravessar, e com a qualidade e hábitos das tropas imperiais.
Na verdade, essa parte do vale do Cávado entre o Gerez e as ramificações da serra da Cabreira, independentemente da beleza cenográfica que é impolgante, apresenta tão complicada movimentação que qualquer superficial observador se sentirá embaraçado para a compreender e definir.; depois, mais para cima, quando o fraguedo alteroso e os cortes fundos de feição granítica se começar a modificar e a deixar ver o arredondado das encostas de terra negra que alargam o vale pouco e pouco, na direcção de Montalegre, a orografia é mais ampla, embora à custa da solidão que se acentua e da agrura e dificuldades dos caminhos. [...]
Na verdade, o marechal Soult, embora precedido de justa fama de possuir inteligência bastante culta e de ser um dos generais que melhor sabiam compreender os planos napoleónicos, cometeu vários erros de que resultaram, em parte, as complicações da retirada."
(Excerto do Estudo)
Belisário Maria Bustorf da Silva Pinto Pimenta (Coimbra, 1879 - Lisboa, 1969). "Nasceu em Coimbra em 1879. Frequentou o colégio externato do Padre Simões dos Reis e depois transitou para o Liceu. Aos 14 anos começou a formar a sua biblioteca pessoal, que no final da sua vida ultrapassava mais de oito mil obras. Seguiu a carreira militar ingressando como cadete na escola Prática de Infantaria de Mafra. Em 1903 foi promovido a alferes e em 1910 passou a ser Comissário da Polícia em Coimbra. A sua vida militar decorreu ainda por Valença, Portalegre, Castelo Branco, Lagos, Porto, Penafiel, Abrantes e Leiria. Em 1913 publica o seu primeiro trabalho sobre Miranda do Corvo, tema que foi uma das suas predileções e cultivou até ao final da sua vida. Os seus escritos sobre o concelho encontram-se dispersos por jornais (Alma Nova, Diário de Coimbra) e monografias, podendo ser considerado como o autor que mais se debruçou sobre o concelho. Privou com figuras ilustres da cultura como sejam Eugénio de Castro, António Nobre, António José de Almeida, Vitorino Nemésio, António Nogueira Gonçalves ou Álvaro Viana de Lemos, entre muitos outros."
(Fonte: https://cm-mirandadocorvo.pt/pt/menu/347/belisario-pimenta.aspx)
Exemplar em brochura, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário