CARVALHO, Sérgio Luís de - TRAIDORES E TRAIÇÕES NA HISTÓRIA DE PORTUGAL (139 a.C. - 1917). Lisboa, Planeta, 2015. In-4.º (23,5x15,5 cm) de 173, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso repositório da personalidades da história nacional que, em dada altura, foram acusados de traição. "A partir de alguns traidores - mas também de verdadeiros heróis - eis mais um delicioso périplo pela História de Portugal." (Wook)
"Este livro fala de traidores. Mais concretamente, de traidores portugueses que viveram entre o ano de 139 a.C. e o ano de 1917. Homens que foram acusados de traição pelos poderes legítimos e, como tal, foram (eventualmente) julgados. É evidente que antes da independência de Portugal (século XII) não havia Portugal, pelo que os dois primeiros casos que aqui serão tratados não correspondem exatamente a homens portugueses. [...]
Depois, será uma viagem que percorre a Idade Média, a Expansão, o Estado Absoluto e a Época Contemporânea, terminando em 1917, data em que foi acusado de traição, e com fundamentos inegáveis, o derradeiro traidor português. [...]
Por isso neste livro há homens de bem, há oportunistas, há homens de convicções, há malandros, há homens de fé, há pulhas. Todos traíram ou foram acusados de trair (justa ou injustamente). Não são todos farinha do mesmo saco, apesar de estarem todos aqui no mesmo saco."
(Excerto da introdução - Algumas palavras prévias)
Sérgio Luís de Carvalho (Lisboa, 1959). "Mestre em História e professor. É autor de dezenas de
títulos no âmbito de ficção e investigação histórica e literatura
histórica infantojuvenil. O livro Lisboa Africana é fruto de vários anos de investigação.
Alguns dos seus livros de ficção estão traduzidos em França, Itália e
Estados Unidos da América. Recebeu o Prémio Ferreira de Castro e foi
finalista dos prémios literários europeus Prémio Jean Monnet, em Cognac,
e Prémio Amphi, em Lille. É ainda autor de Lisboa Nazi, Lisboa Judaica, Lisboa Maldita e Lisboa Árabe."
(Fonte: Wook)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário